25 outubro 2017 às 12h03

Campeão europeu dos 5.000 metros detido em operação antidoping

O espanhol de origem marroquina Ilias Fifa, foi preso esta manhã em Santa Coloma de Gramanet, em Barcelona, numa operação contra o doping no desporto, informou hoje a Policia Nacional.

Lusa

De acordo com as mesmas fontes policiais espanholas, está em curso uma operação alargada a várias cidades da área metropolitana de Barcelona e a outros pontos de Espanha, fruto de uma investigação ordenada pelo Tribunal de Mataró.

Ilias Fifa, de 28 anos, é um atleta espanhol de origem marroquina, que no Europeu de 2016 se sagrou campeão europeu dos 5.000 metros, à frente do também espanhol de origem marroquina Adel Mechaal.

O caso, que se encontra em segredo de justiça, foi iniciado em junho, após uma denúncia da Polícia Nacional, por um suposto crime contra a saúde pública, pelo alegado uso de drogas proibidas.

Ao abrigo deste processo, o juiz ordenou hoje dez buscas domiciliárias na região da Catalunha (Santa Coloma de Gramenet, Mollet, Esplugues e Arenys de Mar), Guadalajara e Valência.

Um desses domicílios é a residência habitual da Ilias Fifa, uma das três pessoas que, até ao momento, foram detidas nesta operação antidoping, que está a ser desenvolvida pela Unidade Central de Crimes contra Pessoas da Polícia Nacional.

Ilias Fifa, considerado o melhor atleta catalão da atualidade, nasceu em 1989 em Marrocos e chegou a Espanha, com 17 anos, num camião com refugiados. Depois de passar por vários centros de menores, conseguiu obter um andar tutelado pela Generalitat.