19 abril 2016 às 17h14

Campeã mundial de snowboard morre em avalanche durante filmagem

A campeã de 21 anos estava a usar equipamento de proteção contra avalanches, mas não sobreviveu

Reuters

Uma campeã suíça de snowboard de 21 anos morreu numa avalanche esta terça-feira, após um pedaço de neve se ter soltado de uma encosta e a ter arrastado por um declive estreito e rochoso. Estelle Balet, que venceu o Freeride World Tour em 2015 e 2016, morreu na avalanche de um quilómetro, acima da aldeia suíça de Orsières, apesar dos esforços por parte das equipas de resgate para a salvar, segundo anunciou num comunicado a política do cantão de Valais.

No ano passado, Balet tornou-se na campeã mais jovem de sempre do Freeride World Tour, no qual os esquiadores e snowboarders competem na descida de encostas íngremes e muitas vezes rochosas. Por vezes os eventos são parados devido a avalanches, como aconteceu este fevereiro numa competição na Áustria.

[youtube:RoXX2oN0L50]

A polícia afirmou que Balet foi a segunda pessoa a descer a encosta esta terça-feira durante filmagens para um projeto que não foi divulgado. Por altura que chegaram as equipas de resgate, já estava livre da avalanche. "Apesar de esforços imediatos para lhe salvar a vida, ela morreu no local", lê-se na declaração da polícia. "Uma investigação foi aberta para determinar a causa do acidente".

Balet, que é patrocinada pela relojoeira suíça Swatch, estava a usar um aparelho que servia para a localizar em caso de avalanche, assim como um capacete e um airbag desenhado para aumentar as hipóteses de sobrevivência nessas circunstâncias.

[artigo:5049190]