Bola oficial é uma reedição da clássica Telstar

Telstar 18 é a bola que Cristiano Ronaldo e companhia vão ter de domar no próximo campeonato do mundo

A Telstar foi a primeira bola oficial da Adidas para um campeonato do mundo, no México 1970, e revolucionou o design das bolas de futebol, com o seu padrão de painéis pretos e brancos. Uma versão clássica que inspirou a bola que vai ser usada no próximo Mundial da Rússia, em 2018, e que ontem foi lançada pela empresa alemã de artigos desportivos: a Telstar 18.

Como explica a Adidas em comunicado, "a nova Telstar 18 é uma versão atualizada da primeira bola Oficial adidas de um Campeonato do Mundo da FIFA, a Telstar, utilizada no evento de 1970, no México. O nome da bola original surgiu da designação de "estrela da televisão". Foi a primeira bola a ser desenhada com painéis pretos, um padrão projetado para se destacar em televisões a preto e branco, e que veio revolucionar o design do futebol para sempre."

A nova bola apresenta uma estrutura que reúne o melhor da sua antecessora, a Brazuca, a Bola Oficial do Campeonato do Mundo da FIFA do ano de 2014, e incorpora novas tecnologias que maximizam a sua performance. A Telstar 18 incorpora um chip NFC - inédito numa Bola Oficial - que a torna na bola mais inovadora de um Campeonato do Mundo até à data, acrescenta a multinacional alemã.

"O chip permite que os utilizadores interajam com a bola através de um smartphone. Posteriormente, cada bola gera um identificador único, desbloqueando conteúdo e informações exclusivas para o utilizador. Esta experiência personalizada e com reconhecimento de localização apresenta detalhes específicos de cada bola e dá acesso a desafios nos quais os utilizadores podem participar na preparação para o Campeonato do Mundo", revela a Adidas.

Para garantir que a nova bola se adequa às necessidades dos melhores jogadores do mundo, foram realizados um conjunto de testes exaustivos, com algumas das principais seleções e clubes envolvidos no processo - nomeadamente a Argentina, a Colômbia, o México, o Manchester United, a Juventus, o Real Madrid e o Ajax.

Roland Rommler, diretor da Categoria Futebol Hardware da Adidas, referiu: "A Telstar original é uma das bolas mais icónicas de todos os tempos e que mudou o design do mundo do futebol para sempre. Por isso, desenvolver a nova Telstar 18 mantendo-nos fiéis ao modelo original foi um desafio emocionante. A nova estrutura do painel e a inclusão do chip NFC levaram a inovação no futebol e o design a um novo nível, oferecendo aos consumidores e jogadores uma experiência completamente nova."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG