Vitória sacode pressão e admite: "Jonas está 80% fora do dérbi"
O treinador do Benfica, Rui Vitória, garantiu este sábado que as derrotas sofridas nos dois últimos jogos não abalaram a equipa antes da receção ao Sporting e explicou quais as (baixas) probabilidades de Jonas jogar.
"O Jonas está 80% fora do jogo, 20% dentro. Ainda vamos ver", explicou, este sábado, o técnico do Benfica, Rui Vitória, admitindo que "só mais perto da hora do jogo" será determinado se o avançado brasileiro está disponível para jogar, após a lesão que há cerca de três meses o afastam dos relvados.
O hipotético regresso de Jonas foi um dos temas que marcaram a conferência de imprensa de antevisão do dérbi de domingo entre Benfica e Sporting - 18.00, no Estádio da Luz, em Lisboa. Mas não foi o único: Rui Vitória sacudiu a pressão em torno da partida, que pode levar a uma troca na liderança da I Liga, garantiu que as derrotas sofridas nos últimos dois jogos (com Marítimo e Nápoles) não abalaram a equipa, e fugiu a quaisquer frases polémicas envolvendo o treinador do Sporting, Jorge Jesus.
Vitória prometeu um Benfica "com uma ambição enorme, noção da exigência e responsabilidade [da partida] e cabeça levantada, para encarar o adversários olhos nos olhos". E garantiu não sentir qualquer pressão-extra por estar em causa o 1.º lugar do campeonato. "Temos sempre pressão para ganhar, independentemente da posição em que estamos. No Benfica e a pressão existe sempre e ainda bem que existe", apontou, prevendo "um jogo muito intenso" - "não sei se totalmente bem jogado mas muito intenso sim".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O treinador dos encarnados também desvalorizou o facto de o Benfica não ter ganho aos adversários teoricamente mais fortes que encarou esta época - Besiktas, FC Porto e Nápoles. "Isso vale o que vale. Importante é somarmos três pontos, somar vitórias consecutivamente. É esse o nosso foco", disse.
Contudo, as duas derrotas sofridas nos últimos jogos também não vão pesar na equipa encarnada, garante o treinador. "Não significa que tenhamos que pôr tudo em causa", defendeu o técnico, lembrando que as águias atingiram os objetivos de apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, apesar do desaire com o Nápoles. "Todas as equipas na Europa gostariam de estar no nosso lugar", sublinhou, assegurando que essa não era "uma direta nem indiretas" para o arqui-rival.
De resto, quanto ao Sporting, Rui Vitória revelou que espera que Adrien Silva e Gelson Martins joguem: "Não há jogador que por causa de uma gripe fique fora do jogo. Estou em crer que esses jogadores vão jogar e que Sporting vai apresentar dentro do normal". E, desta vez, não quis fazer comentários sobre Jorge Jesus: "Cada um trabalha do seu lado e faz o seu caminho", respondeu, dizendo não querer alimentar "reality shows".