Nélson e Rodrigo tinham o "clássico" na agenda (3-0)

Golos de Nélson Oliveira (13') e Rodrigo (72' e 80') derrotam um Marítimo que chegou a ameaçar surpreender na Luz. Expulsão polémica de Pouga sentenciou a partida. FC Porto joga na Luz em março.

Benfica e FC Porto vão defrontrar-se nas meias finais da Taça da Liga, no estádio da Luz, a 21 de Março, depois de os encarnados terem vencido o Marítimo este domingo, por 3-0, no estádio da Luz, no último jogo da fase de grupos.

O resultado acaba por ser pesado para a equipa insular, que apresentava-se na Luz com o 'feito' de ter sido a única equipa a derrotar o Benfica este ano. E quando Sami ficou isolado perante Eduardo, aos 4 minutos, os fantasmas da derrota na Madeira chegaram a pairar nos menos de 20 mil adeptos presentes no estádio da Luz. Sami e companhia, contudo, ficaram-se pela ameaça e nunca conseguiram bater Eduardo.

Nélson Oliveira foi titular esta noite e justificou que merece mais oportunidades, tendo sido provavelmente o melhor jogador em campo. Foi ele quem inaugurou o marcador, aos 13 minutos, depois de uma correria que o deixou cara a cara com Salin. O Marítimo, contudo, não se resignou face à vantagem encarnada e tentou sempre chegar ao golo, embora sem sucesso, perante uma defesa encarnada de betão.

O minuto 58 trouxe o caso do jogo, que promete dar que falar. Numa disputa de bola entre Pouga e Javi Garcia, Artur Soares Dias considerou que o camaronês agrediu o médio espanhol e exibiu de imediato o cartão vermelho. Uma ação muito contestada pelos elementos insulares, uma vez que o lance aparentou ser uma típica disputa de bola.

Com a eliminatória mais que resolvida, Jorge Jesus lançou Rodrigo na partida aos 67 minutos, tempo suficiente para o prodígio encarnado 'bisar' (73' e 80') e mostrar mais uma vez que o Benfica tem o futuro do seu ataque assegurado. Tempo ainda para o reforço Yannick Djaló se estrear com a camisola 12 do Benfica, mas o destaque vai apenas para uma grande oportunidade desperdiçada, que poderia ter resultado no 4-0.

O Benfica, vencedor das últimas três edições da Taça da Liga, vai agora receber o FC Porto, que nunca venceu a competição. Na outra meia final, os minhotos Sporting de Braga e Gil Vicente vão medir forças.

Filme do jogo:

90+3' Final da partida!

90+2' Que falhanço de Nolito! Não vai, certamente, livrar-se de um puxão de orelhas de Jesus! Completamente isolado, e com Cardozo ao lado para encostar para golo, o espanhol tentou picar a bola por cima de Salin, mas falhou o alvo.

88' Cartão amarelo para Maxi Pereira.

85' Substituição no Benfica. Saiu Nélson Oliveira, provavelmente o melhor em campo, e entrou Cardozo.

82' Djaló fica perto do golo! Remate de pé esquerdo, já dentro da grande área, para defesa de Salin.

81' Substituição no Benfica. Saiu Gaitán e entrou Yannick Djaló, camisola 12.

80' GOLO DO BENFICA! RODRIGO! O avançado espanhol bisa na partida, depois de ter ganho o ressalto ao guarda-redes Salin. O resultado já pesa para a equipa do Marítimo.

80' Mais um falhanço do ataque do Marítimo! Desta é Heldon quem, isolado, não consegue bater o guarda-redes Eduardo, tendo atirado diretamente para a bancada.

79' Que perdida de Nolito! O espanhol fez tudo bem, passou pelo guarda-redes Salin, mas depois acabou por permitir o corte da defesa insular!

78' Roberge oferece o corpo à bola e evitou que Gaitán fizesse o terceiro golo do Benfica!

74' Substituição no Marítimo. Saiu Rafael Miranda e entrou Heldon.

73' GOLO DO BENFICA! RODRIGO! Quem não marca, sofre! Nova jogada de Nélson Oliveira pelo flanco direito - o Marítimo parece ter jogado todo o jogo sem defesa esquerdo -, passe para Gaitán e assistência para o desvio certeiro de Rodrigo. Está decidio, o Benfica vai defrontar o FC Porto nas meias finais da Taça da Liga!

72' Que perdida de Sami! O avançado insular falhou o empate com a baliza aberta! Excelente cruzamento de Rafael Miranda, a descobrir Sami completamente sozinho ao segundo poste, já com Eduardo batido, mas o atacante nem acertou na baliza!

70' Sami - sempre ele - voltou a escapar à defesa encarnada, mas o remate saiu fraco e para as mãos de Eduardo.

67' Substituição no Benfica. Saiu Saviola e entrou Rodrigo.

65' Confirma-se uma das assistências mais baixas de sempre na Luz: 19 594 espetadores.

63' Depois da expulsão de Pouga, o Benfica continua a dominar a partida com completo, com mais posse de bola e a ameaçar chegar ao segundo golo.

58' Cartão vermelho para Pouga! Numa disputa de bola com Javi Garcia, Artur Soares Dias considerou que o camaronês agrediu o médio espanhol. O jogador ficou incrédulo com a decisão do árbitro, assim como todos os elementos do Marítimo.

55' Saviola, em boa posição para bater Salin, atirou para junto da bandeirola de canto. Domínio absoluto do Benfica na segunda parte.

53' Cartão amarelo para Rafael Miranda, o primeiro da partida.

49' Outra vez Nélson Oliveira! Desta vez, o avançado português partiu do flanco esquerdo e fez a diagonal para o meio, de onde rematou para defesa de Salin.

47' Nélson Oliveira fica a centímetros de bisar! O avançado voltou a escapar pelo flanco direito - onde está Luís Olim? -, ficou enquadrado com a baliza e atirou a rasar o poste.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o Marítimo.

45' INTERVALO NA LUZ! O Benfica chega ao intervalo em vantagem e mais perto das meias finais, graças a um golo de Nélson Oliveira, o único na primeira parte. O Marítimo está a conseguir reagir à vantagem do Benfica, mas não conseguiu - até agora - superar a muralha defensiva dos encarnados.

40' Excelente primeira parte de Nélson Oliveira, muito ativo no flanco direito do ataque encarnado. O avançado português mostra um bom entendimento com Saviola.

37' O Benfica aposta no contra-ataque para tentar chegar ao segundo golo, perante um Marítimo que mostra não ter nada a perder na Luz.

34' O Marítimo domina na Luz, perante um Benfica "descansado" com o golo de Nélson Oliveira. A defesa encarnada, contudo, tem resolvido todas as ameaças do ataque insular.

31' Sami tem-se destacado nos dribles e na velocidade, mas os seus remates têm sido desastrosos. Há pouco, desperdiçou mais uma oportunidade para faturar.

28' Remate forte de Luís Olim, para a bancada. O Marítimo arrisca e sobe a linha de pressão, procurando chegar rapidamente ao empate.

25' Pontapé livre violentíssimo de Roberto Sousa, a passar um pouco ao lado da baliza encarnada.

22' Remate forte de Sami, a passar longe do alvo. O Marítimo tenta reagir à imensa pressão dos encarnados.

18' O golo de Nélson Oliveira comprometeu seriamente as aspirações do Marítimo, que apresenta-se na Luz desorganizado e com algumas discussões acesas entre os atletas.

16' Remate em arco de Nolito, para mais uma boa defesa de Salin. O Benfica continua a massacrar a defesa insular.

13' GOLO DO BENFICA! NÉLSON OLIVEIRA! Auto-estrada na defesa do Marítimo aproveitada pela velocidade de Nélson Oliveira, que aproveitou da melhor maneira o passe de Saviola para bater Salin pela primeira vez esta noite.

9' Que perdida de Saviola! Mais uma excelente assistência de Nélson Oliveira, desta vez para um remate forte do argentino, ao qual Salin respondeu com uma grande defesa. Na recarga, com Salin batido, Saviola não acertou na baliza. Cheira a golo na Luz!

6' Grande defesa de Salin! Arrancada de Nélson Oliveira pelo flanco direito, o português assistiu Nolito ao segundo poste, mas Nolito viu o guardião francês negar-lhe o golo com uma excelente intervenção. Temos jogo na Luz!

4' Eduardo evita o golo do Marítimo! Sami passou por toda a defesa encarnada, ficou cara a cara com o guardião português, mas deslumbrou-se com a oportunidade e não conseguiu contornar o Eduardo. Que perdida!

1' Destaque natural para a titularidade de Capdevilla, enquanto Saviola e Nélson Oliveira substituem os habituais goleadores do Benfica - Cardozo e Rodrigo. Os adeptos do Benfica, em grande parte, esperam assistir à estreia de Djaló com a camisola encarnada.

- INÍCIO DO JOGO! Bola para o Benfica.

- Artur Soares Dias vai dirigir a partida, que conta com uma das assistências mais baixas da época no estádio da Luz.

BENFICA: Eduardo; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Capdevilla; Javi Garcia; Gaitán, Pablo Aimar e Nolito; Saviola e Nélson Oliveira.

Suplentes: Mika, Cardozo, Bruno César, Yannick Djaló, Rodrigo, Miguel Vítor e Axel Witsel.

MARÍTIMO: Salin; Briguel, João Guilherme, Roberge e Luís Olim; João Luiz, Roberto e Rafael; Danilo Pouga e Sami.

Suplentes: Peçanha, Igor Rossi, Heldon, João Diogo, Fidelis, Fábio Felício e Bena.

O Benfica defronta este domingo o Marítimo, a partir das 20:30, naquele que será o último jogo da fase de grupos da Taça da Liga.

Os encarnados precisam apenas de um empate para assegurar o apuramento para as meias finais da competição, onde já sabem que têm o FC Porto à sua espera. O Marítimo, contudo, é a única equipa a ter conseguido derrotar o Benfica este ano promete complicar as contas à equipa treinada por Jorge Jesus.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG