Man. United quer fechar Sanches antes do final da época

Interesse do clube inglês é real, mas até ao momento ainda não fizeram qualquer abordagem pelo médio de 18 anos. Red devils querem atnecipar-se à concorrência

O Manchester United quer fechar a contratação de Renato Sanches antes do final da temporada, apurou o DN junto de fonte do clube inglês. O interesse no médio benfiquista de 18 anos é real e de forma a evitar um leilão pelo jogador, cobiçado por outros importantes emblemas, o clube de Old Trafford pretende iniciar negociações com o Benfica nas próximas semanas.

Ao contrário de algumas notícias vindas a público sobre um alegado acordo entre os dois clubes para a transferência de Renato, a troco de uma verba na ordem dos 60 milhões de euros (40 mais 20 em objetivos), os dois clubes ainda não têm qualquer entendimento. Aliás, segundo o DN apurou, ainda não houve qualquer conversa oficial entre os dois emblemas sobre o jogador que garantiu a sua primeira internacionalização na última sexta-feira, diante da Bulgária.

O Manchester United já observou em diversas ocasiões o jogador do Benfica (hoje vão estar em Leiria no Portugal-Bélgica) e os relatórios do scouting do clube de Old Traf-ford são bastante satisfatórios, mas a verdade é que apesar de estarem convencidos nunca entraram em contacto direto com o clube da Luz.

O empresário Jorge Mendes é quem gere a carreira do jovem benfiquista e foi ao agente que o Manchester United confirmou o interesse em Renato. Jorge Mendes, por sua vez, já abordou os encarnados sobre esta possibilidade, alertando para o facto de os red devils poderem avançar com uma proposta a qualquer momento.

Muito se especulou também sobre o facto de ter sido José Mourinho, treinador por-tuguês apontado ao Manchester United na próxima época, a indicar o nome de Renato Sanches como reforço para 2016-2017, mas a verdade é que o médio há muito que tem vindo a ser seguido pelo emblema inglês e foi mesmo o atual treinador, Louis van Gaal, que deu o OK para a transferência.

O DN sabe que uma primeira proposta esteve para ser feita já em janeiro, na altura da reabertura do mercado, mas, dada a indefinição em redor do futuro de Van Gaal, a direção do clube inglês decidiu esperar pela nova janela de transferências. As exibições do médio, contudo, têm despertado o interesse também do Real Madrid e Bayern Munique, algo que chegou ao conhecimento dos dirigentes ingleses, que pretendem fazer chegar oficialmente uma proposta à Luz nas próximas semanas.

Sessenta milhões de euros é o valor desejado pelo clube da Luz, mas a primeira oferta do Manchester United não deverá passar dos 35/40 milhões, apurou o DN.

Atentos estão também o Real Madrid e o Bayern Munique. O clube espanhol já perguntou por Renato Sanches ao empresário Jorge Mendes, mas depois de saber os valores que o Benfica exigiu para a sua transferência recuou, para já, numa eventual oferta. Por sua vez, o adversário dos encarnados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões é outro dos clubes que têm enviado insistentemente observadores para os jogos das águias, sempre com o médio no horizonte. Aliás, de acordo com a imprensa germânica, Carlo Ancelotti, o futuro treinador do Bayern Munique, já terá dado o aval para a contratação do jovem.

Apesar de estarem conscientes de que poderá ser complicado segurar Renato Sanches por mais tempo, a direção presidida por Luís Filipe Vieira pretende ver o médio na Luz por mais uma temporada. Essa, aliás, também é a vontade do agora internacional português de 18 anos, que já a expressou ao seu empresário Jorge Mendes. Esta vontade, tanto do médio como do Benfica, não inviabiliza uma transferência a curto prazo, mas para isso o clube comprador terá de aceitar que Renato Sanches fique por mais uma época no clube das águias.

Witsel perspetiva saída do médio

O internacional belga Axel Witsel, antigo jogador do Benfica que se encontra em Portugal ao serviço da seleção belga para o particular de hoje frente a Portugal, elogiou ontem Renato Sanches, perspetivando-lhe um "grande futuro".

"É um jovem com muita qualidade, que vai ainda evoluir bastante. Daqui a um, dois anos, poderá mesmo transferir-se para um grande clube da Europa", salientou o futebolista, que teve oportunidade de defrontar Renato Sanches recentemente, no jogo da Liga do Campeões entre o Benfica e o Zenit.
Witsel abordou ainda o jogo do clube da Luz com o Bayern Munique, da próxima semana. "A eliminatória com o Bayern será muito difícil, pois eles são uma das grandes equipas da Europa. Mas, como sempre, as surpresas podem acontecer na Liga dos Campeões", disse.

Exclusivos