09 novembro 2010 às 01h00

Jesus depende da Liga dos Campeões

Luís Filipe Vieira tem sido pressionado internamente a reequacionar o treinador; convite do FC Porto deixou marcas

BRUNO PIRES e CARLOS NOGUEIRA

O capital de Jorge Jesus está esgotado. Junto dos adeptos, mas principalmente entre os dirigentes encarnados. O DN sabe que o técnico que levou o Benfica ao título na temporada passada precisa obrigatoriamente de conseguir a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Nesse sentido, a deslocação a Telavive (24 do presente mês de Novembro) e a recepção ao Schalke (7 de Dezembro) são cruciais para o futuro de Jorge Jesus à frente do comando técnico do clube da Luz.

Luís Filipe Vieira tem sido pressionado por alguns homens da sua confiança a reequacionar a continuidade do treinador. E isto desde o início da época. Tudo porque o convite formulado pelo FC Porto ao técnico e a aparição de Jesus junto de Pinto da Costa na final da Taça de Portugal caiu muito mal na SAD encarnada. Durante uns dias, Luís Filipe Vieira apenas sabia que havia um clube interessado em contar com o treinador e disposto a dobrar o ordenado. Quando Luís Filipe Vieira soube que o interessado era alegadamente o FC Porto, as relações entre presidente e treinador, que falavam habitualmente de madrugada sobre futebolistas a contra- tar, ficaram irremediavelmente afectadas. Mas as relações de Jesus com o núcleo de Vieira ficaram ainda piores ao ponto de hoje serem praticamente inexistentes.

A verdade é que Jorge Jesus passou de um vencimento na ordem dos 50 mil euros mensais para um vencimento a rondar os 200 mil euros/mês líquidos. O que o torna o treinador mais bem pago da história do futebol português.

Com o campeonato hipote- cado, a SAD, que não ficou muito satisfeita com algumas exigên- cias de Jesus na composição do plantel, não vai admitir uma nova falha na próxima ronda da Taça de Portugal - recepção ao Sporting de Braga - e ainda no objectivo traçado de qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Tópicos: Desporto, Benfica