O melhor Cardozo de sempre na goleada do Benfica

Cardozo já leva 21 golos esta temporada, depois de ter feito o terceiro 'hat trick' em quatro jogos. Rodrigo bisou e Lima completou a meia dúzia de golos que ilustraram a diferença entre águias e Aves

O Benfica assegurou o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, após cilindrar o Desportivo das Aves por uns expressivos 6-0, esta quarta-feira, no Estádio da Luz, conquistando a sua maior goleada "caseira" na competição dos últimos 12 anos. Três golos de Cardozo, dois de Rodrigo e um Lima carimbaram uma convincente goleada no primeiro jogo de 2013, diante de um adversário que não demonstrou categoria e argumentos para estas andanças.

O duelo entre águias e Aves foi sempre desigual. Apesar de os visitantes nunca terem vencido os encarnados e de terem perdido sempre que visitaram a Luz, esperava-se bem mais do terceiro classificado da segunda Liga, cuja derrota (e até a goleada) começou a adivinhar-se bem cedo. Jorge Jesus viu as suas expetativas serem cumpridas, com uma equipa do Benfica que não "deixou" o Aves atacar e que ficou a dever a si própria mais golos.

Rodrigo esteve em noite inspirada, com um "bis" e duas assistências, mas a noite voltou a ser de Cardozo, autor de dez golos (três 'hat tricks') nos últimos quatro jogos. São já 21 os golos apontados por Cardozo esta temporada, que está a ser a mais concretizadora do paraguaio em toda a sua carreira. Depois de Rodrigo ter aberto a goleada, ao encostar um passe de Gaitán (5'), Cardozo fez o seu sétimo hat trick desde que chegou à Luz, com golos entre os 18' e os 32', o segundo sem penáltis pelo meio.

O vencedor ficou encontrado ainda na primeira parte e o segundo tempo não reservava mais do que a expetativas em ver quais os moldes da goleada do Benfica. Cardozo não conseguiu aumentar a contagem pessoal e está, para já, a dois golos dos 150 de águia ao peito, sendo o quarto jogador com maior média de golos da história do clube da Luz e o 12.º com mais remates certeiros. Mas a noite também foi de Rodrigo, ele assinou um belo lance individual aos 57' e aumentou para 5-0.

Tempo para apenas mais um golo, a partir da marca de onze metros, com Lima a conseguir converter uma grande penalidade, depois de ter falhado um 'castigo máximo' em Moreira de Cónegos. Curiosamente, Nolito queria bater o penálti, mas Jorge Jesus gritou a partir do banco de suplentes e ordenou que o espanhol deixasse ser Lima a marcar. O brasileiro fê-lo e o Benfica mantém-se como única equipa invicta a nível interno esta temporada, tendo encontro marcado com a Académica para 16 de janeiro, que valerá uma vaga nas "meias" da Taça de Portugal.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo! O Benfica goleia o Desp. Aves por 6-0, golos de Cardozo (3), Rodrigo (2) e Lima, e qualifica-se para os quartos de final da Taça de Portugal, onde defrontará a Académica, em Coimbra, a 16 de janeiro.

88' Remate forte de Lima, para mais uma boa defesa de Ricardo.

86' Vasco Matos, em zona de finalização, atira para defesa de Artur Moraes.

82' Remate forte de Bruno César, a passar perto do alvo.

81' Cartão amarelo para Maxi Pereira, depois de uma cotovelada a um adversário.

80' Substituição no Desp. Aves. Saiu Romeu e entrou Grosso.

76' Remate em arco de Salvio, um pouco ao lado do alvo.

74' Substituição no Desp. Aves. Saiu Vasco Matos e entrou Binaia.

74' Substituição no Benfica. Saiu Rodrigo e entrou Salvio.

73' GOLO DO BENFICA! LIMA FAZ O 6-0! Guarda-redes para um lado, bola para o outro, após Jorge Jesus ter dado ordem para ser Lima a bater.

72' Penálti para o Benfica! João Paulo derrubou Lima na grande área e o Benfica tem oportunidade para chegar à meia dúzia.

69' Ricardo Moura evita o 6-0, após remate forte de Lima, ao qual Nolito não chegou a tempo da recarga para a baliza deserta.

66' Grande defesa de Artur Moraes, em resposta a um cabeceamento certeiro de Rabiola.

63' Cartão amarelo para Mamadu, por falta sobre Rodrigo.

63' Remate de longe de Renato Reis, para defesa atenta de Artur Moraes. Criou mais perigo em poucos segundos do que toda a equipa durante uma hora.

62' Substituição no Desportivo das Aves. Saiu Renato Santos e entrou Renato Reis.

61' Substituição no Benfica. Saiu Cardozo e entrou Lima.

59' Novo fora de jogo aparentemente mal assinalado contra o Benfica, num lance onde Maxi Pereira poderia ter ficado isolado.

56' GOLO DO BENFICA! RODRIGO FAZ O 5-0! Belíssimo golo do jovem avançado dos encarnados, o seu segundo na noite, que recebeu um passe de Maxi, passou pelo último opositor e rematou em arco, cruzado, para o fundo das redes.

55' Aves perto do golo! Desatenção de André Gomes e Garay, que por pouco não foi aproveitada por Vasco Matos.

52' Garay atira ao poste! Pontapé livre do argentino a 25 metros do alvo, que sobrevoou a barreira e acertou em cheio no ferro.

47' Jorge Jesus manda Enzo Pérez, Lima e Salvio para exercícios de aquecimento.

46' Nolito desperdiça uma boa oportunidade para fazer o 5-0, depois de mais um erro da defesa do Aves.

46' Início da segunda parte. Bola para o Desportivo das Aves.

- Substituição no Benfica. Saiu Jardel e entrou Matic, que vai jogar a central.

45' Intervalo na Luz. Benfica na frente, com uma vantagem praticamente irreversível de 4-0, golos de Cardozo (3) e Rodrigo.

40' Remate de Nolito para defesa do guarda-redes Ricardo Moura.

37' Nico Gaitán passa por dois jogadores e entra na grande área, mas depois pareceu ter forçado o contacto, na busca de uma falta para penálti que não pareceu existir.

36' O Benfica pressiona alto, em busca do 5-0. O Desportivo das Aves coloca dez elementos atrás da linha da bola, mas nem assim consegue fechar espaços para os cruzamentos, desmarcações e diagonais do Benfica.

32' GOLO DO BENFICA! ÓSCAR CARDOZO FAZ O 4-0! E vão três de Óscar Cardozo, novamente após cruzamento de Rodrigo e outra vez com uma cabeçada para o fundo das redes. Só parece haver uma dúvida para o resto da partida: por quanto irá golear o Benfica perante este Aves?

30' Cardozo falha o 4-0 por pouco! O paraguaio isolou-se e contornou o guarda-redes, mas perdeu ângulo de remate e quando atirou para a baliza Wallace conseguiu cortar a bola sobre a linha de golo. Belíssimo passe de Gaitán na origem do lance.

27' O Benfica faz o que quer do adversário e não deixa o Desportivo das Aves atacar, intenção expressada por Jorge Jesus na antevisão à partida.

24' Cartão amarelo para Rabiola, após entrada a "matar" sobre Luisinho. O cartão poderia ter sido de outra cor.

22' GOLO DO BENFICA! ÓSCAR CARDOZO FAZ O 3-0! A dupla de atacantes do Benfica volta a funcionar, com Rodrigo a cruzar para o segundo poste, onde Cardozo apareceu para cabecear para o fundo das redes. A defesa do Desportivo das Aves revela-se um desastre esta noite e a eliminatória parece sentenciada.

20' Fora de jogo aparentemente mal assinalado a Cardozo, ainda que à tangente, numa altura em que o paraguaio iria isolado para a baliza e com hipóteses de fazer o 3-0.

18' GOLO DO BENFICA! ÓSCAR CARDOZO FAZ O 2-0! Um tremendo disparate de Romeu, que entregou a bola a Cardozo e o paraguaio, completamente isolado, só teve que contornar o guarda-redes e atirar para o fundo das redes.

15' Remate de longe de Bruno César, a rasar a trave!

12' Com um ataque dinâmico e em permanente movimentação, o Benfica tenta abrir espaços na defesa do Desportivo das Aves, algo que está a ser bem sucedido. Boa qualidade de circulação de bola.

8' A defesa do Desportivo das Aves está a arriscar com uma defesa muita subida no terreno, algo que é facilmente aproveitado pelo ataque do Benfica, que conta com cinco unidades atacantes e uma considerável capacidade em aproveitar este tipo de espaços e em fazer diagonais.

5' GOLO DO BENFICA! RODRIGO FAZ O 1-0! Tudo fácil neste primeiro golo do Benfica. Nico Gaitán entrou na grande área, após lançamento para as costas da defesa do Ave, e serviu Rodrigo ao segundo poste, que teve tempo para dominar e encostar para golo. Pediu-se fora de jogo, mas este não existiu.

3' Pressão alta e agressividade por parte do Desportivo das Aves, que já valeu a conquista de dois pontapés de canto.

1' O árbitro Hugo Miguel apita para o início do jogo.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay, Luisinho; André Gomes, Nico Gaitán, Nolito, Bruno César; Rodrigo e Cardozo.

DESPORTIVO DAS AVES: Ricardo Moura; Leandro, João Paulo, Mamadou, Wallace; Romeu, Tito; Renato Santos, Vasco, Renato; Rabiola.

Benfica e Desportivo das Aves disputam esta quarta-feira, a partir das 20.15, a oitava e última vaga nos quartos de final da Taça de Portugal. O vencedor desta partida, já se sabe, defrontará a campeã em título, Académica, na fase seguinte. Águias e Aves apresentam-se na Luz num bom momento de forma, embora o historial sugira realidades diferentes para a partida desta noite.

O Desportivo das Aves, terceiro classificado na segunda Liga e que está na rota de subida de divisão, vem de uma série de oito jogos sem perder, dos quais quatro vitórias consecutivas. O Benfica, por sua vez, não mais conheceu o sabor da derrota desde que Luís Filipe Vieira foi reeleito presidente, em outubro, embora quase tenha sofrido a primeira derrota em 74 anos frente ao Moreirense, na última partida disputada pelos pupilos de Jorge Jesus (1-1 em Moreira de Cónegos).

Os encarnados nunca perderam com a equipa das Aves e, no Estádio da Luz (o atual e o 'velhinho') venceram sempre, sendo que no global contabilizam nove vitórias e um empate (4-4, 2001) diante do adversário desta noite. José Vilaça, técnico dos visitantes, traçou como ambição "dignificar a camisola", pois tem "poucas possibilidades" de vencer na Luz, algo que só será possível com um dia perfeita". Jorge Jesus, por sua vez, avisou que os visitantes só atacarão na Luz se algo "estiver mal" no Benfica, esperando, por isso, vencer.

Ler mais

Exclusivos