Jorge Jesus: "Artur tem muitos anos de futebol, não é um menino"

Técnico do Benfica confirma que será Artur a defender a baliza benfiquista no dérbi e revela que ainda há esperança por Gaitán. Jesus não reconhece favoritismos mas afasta a pressão das águias.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, rejeitou atribuir favoritismos no dérbi com o Sporting, da 20.ª jornada da I Liga, recordando que os encarnados vão manter-se na liderança após o jogo de domingo.

"Num Benfica-Sporting não há favoritos. Nem hoje, nem amanhã, nem daqui a muitos anos. É o dérbi de Lisboa, entre dois clubes com uma história muito grande no futebol português. É um jogo difícil para os dois, a única vantagem que temos é que estamos na frente com seis pontos de vantagem para o segundo", disse o técnico, em conferência de imprensa.

Jorge Jesus referiu que existe muito equilíbrio entre as duas equipas e lembrou que o Benfica, que lidera com seis pontos de avanço sobre o FC Porto e sete sobre o Sporting, vai permanecer no primeiro lugar.

"O Benfica está a frente do campeonato com seis pontos de avanço, por isso tem de ter confiança. Aconteça o que acontecer neste jogo, vamos estar sempre em primeiro", salientou.

O técnico referiu que Gaitán, que já se treinou nesta sext-afeira, continua em dúvida para o jogo de domingo e que vai fazer um teste para saber se está apto, enquanto o Júlio César é baixa confirmada e vai ser substituído na baliza por Artur, em quem disse confiar.

"No futebol moderno o guarda-redes precisa de qualidade técnica, mas ele não defende com os pés. Essa questão tem alguma razão de ser, mas não é isso que caracteriza a qualidade do guarda-redes. O Artur tem muitos anos de futebol, não é nenhum menino", frisou.

Jorge Jesus desvalorizou o facto de o Sporting alinhar com um setor defensivo jovem e com pouca experiência, referindo que o adversário tem mais opções do que na época passada.

"Estes jogadores do Sporting já jogam há alguns anos juntos, apesar de com outro treinador. Têm vindo a valorizar-se e é uma equipa com mais soluções e mais quantidade em relação ao ano passado", afirmou.

O técnico do Benfica considerou o jogo de Alvalade como "uma etapa rainha na luta pelo campeonato", referindo que em caso de vitória a sua equipa fica ainda mais bem posicionada para revalidar o título.

O jogo entre o Sporting e o Benfica está agendado para domingo, pelas 20.00, no Estádio José Alvalade, numa partida que será dirigida pelo portuense Jorge Sousa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.