20 junho 2017 às 00h01

Campeão vai comprar um central. Ou dois, se Jardel sair

A decisão está tomada e é independente da promoção de Rúben Dias. Brasileiro faz pré-época, mas por seis milhões pode deixar a Luz

Bruno Pires

O eixo defensivo do Benfica vai sofrer uma minirremodelação neste defeso. As mudanças já começaram com a saída de Victor Lindelöf para o Manchester United, a troco de 35 milhões de euros, sendo, neste momento, seguro dizer que os encarnados vão avançar para a contratação de um central que se possa impor sem problemas no onze titular.

Rui Vitória, além de Luisão, quer manter Lisandro López, argentino que tem mercado e é alvo de muitas propostas, contudo, o defesa é muito apreciado pela equipa técnica encarnada, não só pela qualidade que oferece à equipa mas também pela sua conduta no dia-a-dia e postura no balneário.

Outra novidade face à época 2016-2017 tem que ver com a promoção de Rúben Dias, jovem de 20 anos que está desde sempre na Luz e que foi inclusivamente o capitão da equipa B na passada temporada. A boa época valeu-lhe mesmo a chamada ao Mundial sub-20. Ou seja, está na rampa de lançamento para ser aposta na equipa principal, mas ainda sem a experiência que Rui Vitória considera necessária para ser uma opção consistente na equipa principal. Por isso, perante este atual estado de coisas, o Benfica vai avançar para a contratação de um central de insuspeita qualidade, que terá de disputar a titularidade com Luisão, Lisandro López, Jardel e Rúben Dias, visto que o croata Kalaica deve ser cedido para rodar.

No entanto, há uma dúvida que pode fazer aumentar a inclusão de novos elementos para o eixo defensivo e tem que ver com Jardel, que terminou a temporada lesionado.

O brasileiro tem contrato até 2020 e conta atualmente com 31 anos, mesmo assim tem sido um elemento com muito mercado. Há um ano, sensivelmente, esteve muito perto de ser reforço da Lazio, mas os clubes não se entenderam e o defesa perdeu a oportunidade de dobrar a sua folha salarial.

Neste momento, o Benfica quer esperar pela recuperação física de Jardel, que terminou a época lesionado, para depois avaliar a sua permanência. Por isso, não fecha a porta à sua saída desde que a mesma renda uma verba entre os cinco e os seis milhões de euros. Até porque esta será uma das últimas oportunidades de Jardel conseguir fazer um último contrato em condições financeiras vantajosas.

Ao que o DN conseguiu apurar, o defesa tem interessados em Inglaterra e, como já é luso-brasileiro, pelos anos que leva a exercer a profissão em Portugal, tem escancaradas as portas da Premier League. Contudo, também na Europa de Leste existem clubes atentos à situação de um dos tetracampeões com a camisola do Benfica - Jardel festejou o título nos últimos quatro anos, pois enverga a camisola do clube da Luz desde 2010-2011.

Por isso, o atual panorama leva a que o Benfica deseje contratar um central, mas esta decisão está indexada a à situação de Jardel. Se este durante a pré-época deixar os encarnados, a SAD avançará para a aquisição de dois centrais que sejam uma mais-valia.

O DN tentou contactar o diretor de comunicação do Benfica, Luís Bernardo, mas o contacto revelou-se infrutífero.