Benfica goleia e assume liderança

O Benfica isolou-se, ainda que à condição, no comando da Liga portuguesa de futebol (33 pontos), após ter recebido e batido esta sexta-feira, no Estádio da Luz, o Rio Ave, por claros 5-1.

Comentário final: Depois de ter estado a perder por 1-0, frente ao Rio Ave, o Benfica inverteu o rumo dos acontecimentos e derrotou o adversário por expressivos 5-1. Jorge Jesus foi feliz, ao apostar em Nolito e em Saviola para a equipa inicial. Atsu, ao minuto 24, ainda abriu o activo para os vila-condenses, mas os encarnados deram a volta ao jogos com golos de Cardozo (penálti), Nolito (dois), Saviola e ainda Garay. Este último estreou-se, esta sexta-feira, a marcar pela formação benfiquista. Os encarnados comandam agora o campeonato com 33 pontos, com mais um jogo cumprido na Liga do que o FC Porto (soma 30 pontos e recebe este sábado o Marítimo, no Estádio do Dragão). Já o Rio Ave permanece no 13.º posto da tabela classificativa, com 11 pontos contabilizados num total de 13 desafios realizados na edição 2011/2012 do campeonato nacional de futebol.

- Magnífica defesa de Huanderson, guarda-redes do Rio Ave, a remate de Rodrigo (90'), jovem avançado do Benfica.

- Grande defesa de Artur Moraes, guarda-redes do Benfica, a remate de Braga, médio do Rio Ave (88').

- Substituição no Rio Ave: Saulo entra para o lugar de Yazalde ao minuto 86.

- Substituição no Benfica: Nélson Oliveira rende Cardozo ao minuto 77.

- Cartão amarelo para Kelvin ao minuto 76 (simulou uma grande penalidade num lance com Ezequiel Garay).

- Nolito, ao minuto 71, coloca o Benfica a vencer o Rio Ave por 5-1, na sequência de um pontapé de canto cobrado do flanco direito do ataque dos encarnados da Luz. Sétimo golo do extremo espanhol do Benfica no campeonato nacional de futebol.

- Huanderson, ao minuto 71, impede Rodrigo de fazer o golo para o Benfica, com uma grande defesa, após remate do atacante na pequena área dos vila-condenses.

- Substituição no Benfica: Rodrigo entra para o lugar de Saviola ao minuto 69.

- Kelvin, ao minuto 66, quase fazia o 2-4 para o Rio Ave, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste direito da baliza do Benfica.

- Substituição no Benfica: Gaitán substitui Aimar na equipa encarnada ao minuto 65.

- Cartão amarelo para Axel Witsel (Benfica), por falta sobre um adversário.

- Substituição no Rio Ave: Atsu é rendido por Kelvin, também ele um jogador que se encontra emprestado aos vila-condenses pelo FC Porto.

- 33996 espectadores no Estádio da Luz, esta sexta-feira à noite.

- Garay, defesa-central argentino, estreia-se a marcar (47') pelo Benfica, com um bom golpe de cabeça após livre cobrado pelo compatriota Pablo Aimar.

- Substituição no Rio Ave: Braga rende Bruno China ao minuto 46.

- Resumo da primeira parte: O Rio Ave está a dar uma excelente réplica ao Benfica, no Estádio da Luz, e esteve mesmo a vencer no reduto dos encarnados. No entanto, o Benfica deu a volta ao marcador nos ultimos 11 minutos do primeiro tempo. Depois de Atsu ter inaugurado o marcador para o Rio Ave ao minuto 34, o Benfica virou o rumo dos acontecimentos com golos de Cardozo (penálti, aos 34'), Nolito, aos 36' e Saviola aos 45', após passe soberbo de calcanhar de Pablo Aimar.

- Saviola, ao minuto 45, faz o 3-1 para o Benfica, depois de um passe magistral de calcanhar da autoria de Pablo Aimar. Quarto golo de Javier Saviola na Liga, que já na temporada passada tinha marcado ao Rio Ave no Estádio da Luz, para a Liga.

- Nolito, ao minuto 36, após grande jogada individual, volta a marcar pelo Benfica, após jejum de golos superior a dois meses, e dá a vantagem no jogo aos encarnados treinados por Jorge Jesus. Sexto golo do extremo espanhol Nolito no campeonato.

- Cardozo, ao minuto 34, restabelece o empate na partida na transformação de um pontapé da marca de grande penalidade, a punir braço na bola de Éder Monteiro, na grande área do conjunto vila-condense, orientado por Carlos Brito.

- Éder, defesa-central do Rio Ave, vê cartão amarelo depois de tocar a bola com o braço na grande área. Penálti favorável ao Benfica. Cardozo marcou o seu oitavo golo na Liga portuguesa de futebol e está agora a um só golo do líder da tabela de marcadores da Liga, o avançado senegalês Baba, atleta do Marítimo.

- Saviola, ao minuto 31, obriga Huanderson, guarda-redes do Rio Ave, a efectuar uma defesa atenta.

- Atsu, ao minuto 24, faz o 1-0 para o Rio Ave. Remate de trivela com o pé esquerdo, em posição frontal, do futebolista emprestado aos vila-condenses pelo FC Porto, e Artur Moraes, guarda-redes do Benfica, acaba batido. Surpresa na Luz, bom golo de Atsu.

- João Tomás, avançado do Rio Ave, cabeceia ao poste esquerdo da baliza do Benfica. Artur ainda defende a bola para canto.

- Aos poucos, o Benfica vai começando a empurrar o Rio Ave para o seu meio-campo. Os encarnados dominam, mas os vila-condenses também não descuram o contra-ataque.

- Cartão amarelo a Maxi Pereira (Benfica), por falta sobre Yazalde.

- O Rio Ave já fez três remates à baliza, um deles com perigo, ao minuto cinco, por Yazalde, enquanto o Benfica também já podia ter marcado ao minuto seis, por intermédio do avançado argentino Saviola.

- Cartão amarelo para Bruno China (Rio Ave), ao minuto oito, na sequência de uma falta cometida sobre Javier Saviola.

- Benfica e Rio Ave já jogam no Estádio da Luz, esta sexta-feira. Este é o encontro que assinala o arranque da 13.ª jornada da edição 2011/2012 da Liga portuguesa de futebol.

- O Benfica recebe esta sexta-feira (20.15, Sport TV1) no Estádio da Luz o Rio Ave, a pensar em assumir o comando, isolado, da Liga portuguesa. Nolito e Saviola jogam de início nos encarnados, ao passo que Bruno César e Rodrigo são esta sexta-feira suplentes. Luisão e Gaitán também se encontram sentados no banco de suplentes do Benfica.

- Luisão, defesa-central brasileiro e habitual capitão de equipa do Benfica, está de regresso aos convocados do treinador dos encarnados, Jorge Jesus, tal como o médio-ofensivo argentino Gaitán. Na ausência de Luisão, o lateral-direito uruguaio Maxi Pereira volta a ser o capitão de equipa do emblema da Luz.

- O clube da Luz lidera, neste momento, a par com o FC Porto, a tabela classificativa do campeonato nacional de futebol. Ambas as formações somam 30 pontos na competição.

- Com quatro amarelos contabilizados na prova, o defesa-esquerdo brasileiro Emerson e o médio espanhol Javi García falharão a próxima partida do Benfica na Liga caso sejam admoestados, esta sexta-feira, com um cartão amarelo.

- O Rio Ave ocupa, nesta altura, o 13.º lugar da tabela classificativa do campeonato nacional de futebol, com 11 pontos totalizados.

- Sob a arbitragem de Bruno Esteves, juiz da Associação de Futebol de Setúbal, Benfica e Rio Ave vão apresentar-se esta sexta-feira à noite, no Estádio da Luz, com os seguintes onzes:

- Benfica: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Emerson; Javi García, Witsel, Nolito e Pablo Aimar; Saviola e Cardozo.

- Rio Ave: Huanderson; Zé Gomes, Éder Monteiro, Jeferson e Tiago Pinto; Wires, Tarantini, Bruno China e Atsu; Yazalde e João Tomás.

- O Benfica soma por vitórias os jogos disputados em casa, até agora, na Liga. Quanto ao Rio Ave, pelo seu lado, ainda não ganhou nenhum desafio fora de portas na corrente edição (2011/2012) do campeonato nacional de futebol.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.

Premium

Opinião

Angola, o renascimento de uma nação

A guerra do Kosovo foi das raras seguras para os jornalistas. Os do poder, os kosovares sérvios, não queriam acirrar ainda mais a má vontade insana que a outra Europa e a América tinham contra eles, e os rebeldes, os kosovares muçulmanos, viam nas notícias internacionais o seu abono de família. Um dia, 1998, 1999, não sei ao certo, eu e o fotógrafo Luís Vasconcelos íamos de carro por um vale ladeado, à direita, por colinas - de Mitrovica para Pec, perto da fronteira com o Montenegro. E foi então que vi a esteira de sucessivos fumos, adiantados a nós, numa estrada paralela que parecia haver nas colinas.