Histórico: Sporting de Braga vence pela primeira vez na Luz

Sessenta anos depois do único triunfo como "visitante" diante do Benfica, no Jamor, o Sp. Braga venceu na Luz pela primeira vez e atirou os detentores do título para fora da Taça de Portugal.

O Sporting de Braga alcançou, nesta quinta-feira, o primeiro triunfo da sua história no Estádio da Luz, "empurrando" o Benfica para fora da Taça de Portugal e qualificando-se para os quartos-de-final. Sessenta anos após o único triunfo diante das águias na condição de visitante (1-0 no Jamor, em 1954), os arsenalistas estrearam-se a vencer na Luz, já depois de terem batido as águias na I Liga, na Pedreira, e novamente com uma reviravolta no marcador.

Pela primeira vez na sua história, o Benfica foi eliminado das competições europeias e da Taça de Portugal antes do final do ano civil. Já depois de ter eliminado o Vitória, vencedor em 2013, em Guimarães, desta vez o Sp. Braga bateu os detentores do troféu, muito graças à eficácia ofensiva e à grande exibição do guarda-redes russo Kritciuk, o habitual suplente de Matheus - que, há dois meses, "segurou" o triunfo frente ao Benfica na Pedreira.

Num jogo intenso e "quentinho", os lances polémicos acumularam-se e Soares Dias não teve tarefa fácil - exemplo disso foi o minuto 11, quando não foi assinalado um penálti cometido por Jardel e, na sequência do lance, Pardo fez falta passível de expulsão. Os arsenalistas viram seis cartões, contra apenas um do Benfica, que poderia ter perdido Enzo Pérez ainda na primeira parte - fez duas faltas para cartão, não viu nenhum e Jesus decidiu tirá-lo ao intervalo, numa altura em que o argentino tem em mãos uma proposta para rumar ao Valência em janeiro.

Nessa altura, já o Benfica vencia por 1-0, graças a Jonas, que já soma seis golos na Taça de Portugal. Aos 33', deu a melhor resposta, de cabeça, a um cruzamento de Maxi Pereira e o Benfica controlava o jogo, embora o "tridente" ofensivo do Sp. Braga, composto por Rafa, Pardo e Éder, tenha ameaçado a baliza à guarda de Júlio César. Mas foi Aderlan Santos, aos 48', a empatar a partida, na sequência de um pontapé de canto.

Refeita a igualdade, Kritciuk "barrou" a baliza arsenalista e Pardo, aos 58', aproveitou a passividade dos adversários para correr, enquadrar-se com o alvo e bater Júlio César. Desde aí, os pupilos de Sérgio Conceição "fecharam-se" no seu meio-campo e contaram com a inspiração do seu guardião para atirar o Benfica para fora da Taça de Portugal - é a décima vez, em 75 anos, que é eliminado da prova a jogar em casa. O Sp. Braga, por sua vez, mantém de pé o objetivo de repetir a inédita conquista de 1966, juntando-se a Belenenses, Rio Ave, Gil Vicente, Marítimo, Nacional, Sporting e Famalicão nos "quartos".

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo! O Sporting de Braga está nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

90+3' Sp. Braga ganha tempo em meio-campo adversário, mantendo o Benfica longe da sua baliza.

90+2' Kritciuk volta a ganhar nas alturas, na sequência de um canto. Excelente exibição o guardião russo, que negou uma mão cheia de golos ao Benfica com defesas de alto grau de dificuldade.

90' Quatro minutos de compensação...

89' Talisca bate mal o livre, já perto da grande área.

88' Cartão amarelo para André Pinto, por derrubar Derley.

86' Substituição no Benfica. Saiu André Almeida e entrou Derley.

86' Que perdida de Talisca! O brasileiro "encheu o pé", na grande área, mas atirou ao lado do alvo. Tinha tudo para fuzilar a baliza.

85' Maxi Pereira tentava cruzar, mas atira à malha superior da baliza.

84' Substituição no Sp. Braga. Saiu Éder e entrou Sami. O guineense faz hoje 26 anos.

82' Sami será a última aposta de Sérgio Conceição. O avançado está emprestado pelo FC Porto, mas é habitualmente suplente.

80' Mais uma defesa de Kritciuk, após cabeceamento de Jonas.

80' Lance confuso na grande área do Sp. Braga. A defesa voltou a afastar o perigo. Lima ficou a pedir uma suposta falta, que só as imagens televisivas poderão revelar.

79' Kritciuk evita o golo! Talisca atira para defesa do guarda-redes, numa altura em que o Benfica não meteu a bola fora para que Tiba fosse assistido - nem tinha que o fazer, pois cabe ao árbitro interromper a partida.

78' Tiba está caído no chão e pede assistência médica. O Benfica prossegue o ataque...

78' Substituição no Benfica. Saiu Cristante e entrou Talisca. Benfica joga sem médio defensivo e deixa Talisca e Pizzi suportarem o "miolo".

77' Arsenalistas cada vez mais recuados no meio-campo, agora com Danilo e Custódio a "fecharem" a retaguarda.

75' Sp. Braga joga com dez unidades atrás da linha da bola, deixando apenas Éder adiantado, como referência nas saídas para o contra-ataque.

74' Jorge Jesus chama Talisca.

73' Substituição no Sp. Braga. Saiu Rafa e entrou Salvador Agra.

73' Substituição no Sp. Braga. Saiu Rúben Micael e entrou Custódio. Agra também está pronto para entrar.

72' Outra vez Kritciuk! Bom cruzamento de Ola John, golpe de cabeça de Jonas e mais uma excelente intervenção do guarda-redes russo, que parece ter "engatado".

70' O Sp. Braga limita-se a defender desde que deu a volta ao resultado, perante a pressão do Benfica.

69' Remate de Cristante, a sair por cima do alvo.

67' Sérgio Conceição chama Custódio, o único médio que tem no banco - além de Alan, que fez carreira como extremo e agora joga mais em zona central.

65' Outra vez Kritciuk! Jonas ultrapassou com facilidade a oposição e rematou forte, já dentro da grande área, mas o guarda-redes russo voltou a estar à altura.

64'. Sp. Braga tem cinco jogadores "amarelados". O Benfica apenas um, Maxi Pereira.

63' Talisca poderá ser a próxima aposta de Jorge Jesus. Também há Derley e Bebé no banco.

62' Cartão amarelo para Kritciuk, por demorar a bater o pontapé de baliza.

61' Lima, sem ângulo, remata mal.

60' Sp. Braga agora com mais espaço para tentar o contra-ataque, sempre a explorar a velocidade e versatilidade dos seus atacantes.

58' GOLO DO SPORTING DE BRAGA! PARDO FAZ O 1-2! O colombiano "contra o Mundo", a dar a volta na Luz. Pardo correu pelo meio-campo adversário sem oposição, enquadrou-se com a baliza e bateu Júlio César, com um remate rasteiro à entrada da grande área. Bela execução do avançado, mas a defesa do Benfica estava a "dormir", Cristante inclusive.

56' Cartão amarelo para Rúben Micael, por travar Maxi Pereira.

54' Kritciuk evita o 2-1! Investida de André Almeida pelo flanco, para um remate de primeira de Lima, que viu o guardião russo evitar o golo com mais uma bela intervenção.

51' O Sporting de Braga nunca venceu no Estádio da Luz. Para já, já conseguiu anular a desvantagem que trazia do intervalo.

49' Lance de antologia de Ola John, que "parte os rins" a dois adversários antes de cruzar, mas André Pinto conseguiu o corte.

48' GOLO DO SPORTING DE BRAGA! ADERLAN SANTOS FAZ O 1-1! Na sequência de um pontapé de canto, Éder conseguiu o desvio com o peito (sem querer) para o segundo poste, onde Aderlan apareceu para encostar. Empate na Luz e tudo novamente em aberto.

46' Rafa entra na grande área, mas César impede o remate do extremo português.

46' Início da segunda parte! Bola para o Benfica.

- Substituição no Benfica. Saiu Enzo Pérez e entrou Pizzi. O médio argentino já podia ter sido expulso na primeira parte, ao escapar por duas vezes ao cartão, e Jorge Jesus decidiu não arriscar em manter Enzo em campo.

45+1' Intervalo na Luz. O Benfica está a vencer por 1-0.

45+1' Kritciuk impede o golo! Gaitán assistiu Jonas e o avançado rematou colocado, mas o guarda-redes conseguiu defender com a perna, enquanto se lançava para o lado contrário.

45' Pardo serve Éder na grande área, mas o ponta-de-lança volta a perder a bola.

44' Benfica "instalado" em meio-campo adversário, já perto do intervalo.

43' Enzo Pérez volta a derrubar Rúben Micael. Já escapou duas vezes ao cartão amarelo, o argentino, situação à qual Jorge Jesus não será indiferente.

41' Kritciuk impede o 2-0! Duas defesas consecutivas do guardião russo, primeiro a remate de Lima, depois de Gaitán. Seria um grande golo do argentino, de pontapé acrobático.

40' Desde 2003, exceção feita ao triunfo do Benfica na Taça de Portugal em 2010 (2-0), todas as visitas do Sp. Braga à Luz terminaram ou com empates ou com triunfos tangenciais das águias.

39' Rafa combina com Éder, mas Júlio César antecipou-se na saída da baliza.

38' Cartão amarelo para Danilo, por travar Jonas e, em seguida, protestar.

37' Com seis golos na Taça de Portugal, Jonas isolou-se na lista de melhores marcadores, com mais um golo do que Rafinha, do Vizela.

35' Cartão amarelo para Djavan, por atingir Gaitán na face.

33' GOLO DO BENFICA! JONAS FAZ O 1-0! É o sexto golo do avançado brasileiro na Taça de Portugal, a corresponder da melhor forma a um cruzamento de Maxi Pereira e a cabecear para o fundo das redes. Mais baixo do que os centrais do Sp. Braga, mas muito forte nas alturas.

31' Muito diálogo entre Artur Soares Dias e os jogadores das duas equipas, ambas a jogar com particular agressividade na Luz.

30' Djavan desmarca Pardo, mas depois não houve ninguém para o desvio.

29' Pouco espaço para rematar na Luz. Só Pardo "disparou" com perigo até ao momento, para grande defesa de Júlio César.

28' Jorge Jesus a solicitar muito o recuo de Jonas e os movimentos interiores de Gaitán e Ola John, de modo a contrariar a superioridade numérica do Sp. Braga no meio-campo.

26' Ola John em missão defensiva, a desarmar Pardo. Está a deixar boas indicações, o extremo holandês, uma "promessa adiada" na Luz.

24' Enzo Pérez escapa ao cartão, após falta "feia" sobre Rúben Micael. O médio português já sofreu quatro faltas.

23' Jorge Jesus e Sérgio Conceição, dois dos mais exuberantes técnicos da I Liga, não se cansam de dar indicações.

21' Enzo Pérez tenta o remate à entrada da grande área, mas Aderlan conseguiu o corte.

19' Rúben Micael isola Pardo, mas o colombiano dominou mal e perdeu o lance na grande área.

18' Éder, em boa posição, hesita no remate e assiste Rafa, que atira contra um defesa; na sequência do lance, o ponta-de-lança rematou contra um opositor.

17' Ola John sai na diagonal, mas depois remata contra um defesa. Jogo "vivo" na Luz.

16' Júlio César evita o golo! Pardo ganhou espaço para um remate forte, já dentro da grande área, e o guardião respondeu com uma excelente defesa.

16' Lima falha na combinação com Enzo Pérez e desperdiça um lance de ataque.

14' Éder enquadra-se com a baliza, mas atira para a bancada.

12' César cabeceia à trave, mas o lance foi invalidado por falta sobre Aderlan Santos.

11' Polémica na Luz. Cartão amarelo para Pardo, por travar Jonas quando esteve tentava correr para a baliza. O Benfica pede vermelho, alegando que já nada separaria o avançado da baliza, mas Soares Dias entendeu que Rúben Micael também estava no lance, que surge logo após o penálti por marcar contra as águias. Parecia haver motivo para expulsão, mas este lance só surge por não ter sido assinalado o penálti contra o Benfica.

11' Penálti por marcar contra o Benfica. Jardel jogou a bola com o braço na grande área. Soares Dias não terá visto a infração.

10' Cartão amarelo para Maxi Pereira, por "varrer" Djavan, jogador contratado pelo Benfica no verão e prontamente transferido para Braga.

8' Ola John vai à linha cruzar e ganha o primeiro pontapé de canto da partida.

7' Ola John serviu Jonas na zona central, mas o brasileiro não encontrou espaço para o remate. O ex-Valência joga mais recuado, no apoio a Lima.

4' Gaitán está a cumprir o 200.º jogo pelo Benfica. Supera os 199 jogos de Pdreud'Homme e é o 55.º atleta com mais presenças na história do clube, sendo ainda o argentino com mais jogos (à frente de Aimar, com 179).

2' Matheus, guardião decisivo na vitória do Sp. Braga sobre o Benfica na I Liga, está no banco. Joga o russo Kritciuk.

1' Artur Soares Dias apita para o início do jogo! Bola para o Sp. Braga. O jogo começa com mais de quatro minutos de atraso.

BENFICA: Júlio César; Maxi Pereira, César, Jardel, André Almeida; Cristante, Enzo Pérez, Ola John, Nico Gaitán; Lima e Jonas. Suplentes: Artur Moraes, Lisandro López, Benito, Pizzi, Talisca, Derley e Bebé.

SP. BRAGA: Kritciuk; Baiano, Aderlan Santos, André Pinto, Djavan; Danilo, Pedro Tiba, Rúben Micael; Pardo, Rafa e Éder. Suplentes: Matheus, Sasso, Custódio, Agra, Pedro Santos, Alan e Sami.

O Benfica defronta nesta quinta-feira (20.00) o Sporting de Braga, no Estádio da Luz, no último jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Após os arsenalistas terem aplicado, em outubro, a única derrota "interna" das águias, estará em jogo a última vaga de acesso aos "quartos" da Taça, troféu conquistado pelo Benfica na última temporada.

O jogo foi antecedido de críticas do Benfica ao número de faltas cometidas pelo Sp. Braga no embate da I Liga. Jorge Jesus disse mesmo que Artur Soares Dias não irá permitir que a equipa de Sérgio Conceição seja agressiva, pois "assim não acaba com onze", e os encarnados até divulgaram nas redes sociais um vídeo que mostra faltas cometidas pelos bracarenses.

O Sp. Braga fez 29 faltas contra o Benfica na I Liga, curiosamente apenas menos duas do que as cometidas pelas águias no Dragão, no seu último jogo oficial - vitória sobre o FC Porto por 2-0.

Do lado do Benfica, Luisão e Salvio são baixas devido a problemas físicos, enquanto do lado arsenalista destaca-se a ausência de Tiago Gomes.

No historial de 63 confrontos entre o Benfica na condição de anfitrião e o Sp. Braga como visitante, só por uma vez os arsenalistas venceram. Foi em 1954, no Jamor, com um golo solitário do argentino Mario Imbelloni, que como futebolista representou Real Madrid e Sporting e como técnico orientou os leões e o Sp. Braga.

Sporting, Belenenses, Rio Ave, Nacional, Gil Vicente, Marítimo e Famalicão são as equipas já qualificadas para os "quartos".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG