"Em campo só há um vencedor. É aquele que falar menos e jogar mais"

Rui Vitória é protagonista de um vídeo que assinala a conquista do tricampeonato pelo Benfica

Rui Vitória, treinador do Benfica, protagoniza um vídeo que assinala a conquista do tricampeonato, no qual fala de clubismo, de "saber ganhar" e que assegura que o vencedor "é aquele que corre mais do que os outros" e quem "fala menos e joga mais".

Eis a mensagem na íntegra:

"Dizem que a vingança se serve fria. Que é no fim que se ajustam as contas. Mas vingar o quê? O clubismo? A paixão de cada um pelo seu clube? O futebol é assim mesmo. É irracional e leva muitas vezes a excessos e exageros que se dizem com a convicção das certezas absolutas. No dia em que estivemos todos de acordo acabou-se o futebol. Nas discussões de café todos ganham e não ganha ninguém. Mas dentro do campo não. Em campo só há um vencedor. É aquele que correr mais que os outros. Que quiser mais ganhar. Que falar menos e jogar mais. É quem tratar a bola com respeito e as faltas de respeito com os pés. É aquele que matar as acusações no peito e driblar suspeitas, mentiras e insultos semana após semana e acabar com as dúvidas uma... duas... três... quatro... oitenta e seis vezes. Até provarmos que somos melhores.

É isso que nos torna grandes. Não é quando os nossos rivais estão no chão que se responde. Nessa altura já acabou. Nessa altura, deita-se a rivalidade para trás das costas e cumprimenta-se o adversário que lutou como pode, com as armas que tinha. Porque tão importante como saber perder é saber ganhar. E isso que faz de nós o maior clube do mundo."

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.