Benfica sofre primeira derrota às mãos de Matheus

Éder (28') e Agra (81') deram a volta ao golo de Talisca (2'), mas foram as defesas "impossíveis" de Matheus a ditar a primeira derrota do Benfica na I Liga. Águias ficam com vantagem reduzida a um ponto.

Desta vez, Talisca não foi o Salvador. Esse foi Agra, a meias com o guarda-redes Matheus, ao ditar a primeira derrota do Benfica na edição 2014/15 da I Liga, em Braga, por 2-1. Sérgio Conceição, frente ao treinador que o lançou em 1995, quando representavam o Felgueiras, venceu o seu "mestre" pela primeira vez, recolocando o Sp. Braga na rota europeia e deixando o Benfica com "apenas" um ponto de vantagem sobre o FC Porto e quatro ante o Sporting.

Jorge Jesus pediu um jogo "à Champions", prova em que ironicamente o Benfica ainda não venceu, e a verdade é que as águias entraram a ganhar partida: ainda o segundo minuto não estava cumprido e já Talisca tinha feito o seu sétimo golo no campeonato, após assistência de Eliseu. O Sp. Braga passou por momentos de aperto nos primeiros 20 minutos, mas encontrou a fórmula para dar a volta às adversidades, com Danilo, Pedro Tiba e Rúben Micael a formarem um núcleo de meio-campo digno de "grande".

Foi numa transição rápida, aos 28', que o Sp. Braga chegou ao empate: Pardo cruzou para uma finalização bem conseguida por Éder, jogador que nem era suposto ser titular - só entrou para o "onze" porque Zé Luis lesionou-se no aquecimento. Os arsenalistas, que fruto da sua agressividade (26-14 em faltas, 7-2 em cartões), foram mais fortes nas "bolas divididas", equilibraram a partida e o empate ajustava-se ao intervalo.

No segundo tempo, a equipa de Sérgio Conceição superiorizou-se até Jonas substituir Samaris (62'), fase em que o Benfica ganhou novo ânimo. Mas se é certo que a aposta de Jesus deu novo alento durante alguns minutos, entregar o meio-campo a Enzo Pérez, na posição "6", e ao desgastado Talisca não funcionou. O Sp. Braga voltou a ganhar o meio-campo e aos 81' chegou go dolo da vitória: Salvador Agra arriscou no um para um com Maxi Pereira e bateu Artur Moraes.

Jorge Jesus tinha Cristante, Pizzi e Jara no banco, jogadores que custaram 17,5 milhões ao Benfica, mas não fez mais nenhuma alteração. O técnico terá entendido que as opções que tinha à disposição não aproximariam do Benfica do empate, algo que só não aconteceu aos 90+6' (já depois de Danilo ter sido expulso, na sequência de uma grande "confusão" junto aos bancos) pois Matheus fez duas defesas "milagrosas", entre uma exibição de grande categoria do jovem guarda-redes brasileiro. Está, assim, escrita a primeira derrota do Benfica em 2014/15 e a confirmação de que o Sp. Braga pode "baralhar" as contas do topo.

Filme do jogo:

90+6' Final do jogo!

90+6' Matheus salva! Duas incríveis defesas do guarda-redes brasileiro, primeiro a remate de Lima, depois na recarga de Maxi Pereira. Duas espantosas intervenções, que seguram o 2-1...

90+5' Matheus recebe assistência médica.

90+4' Matheus sofre falta, quando Gaitán tentava finalizar. O Sp. Braga ganha mais alguns segundos...

90+3' O Sp. Braga vai tentar defender a vantagem tangencial, reduzido a dez unidades. Jorge Jesus tem duas substituições disponíveis, mas parece que não vai voltar a mexer.

90+1' Seis minutos de compensação...

90+1' Danilo é expulso! O médio viu cartão amarelo, tal como Enzo Pérez, mas no caso do brasileiro o já era o segundo. A expulsão surge na sequência da confusão junto ao banco.

90' Sérgio Conceição recebe ordem de expulsão. A partida recomeça...

89' Caldo entornado: muitos empurrões e "trocas de mimos" junto aos bancos de suplentes. Marco Ferreira interrompe o jogo e tenta serenar a confusão.

88' Tiba está no chão e pede assistência médica. Mas o Benfica não mete a bola fora e continua a jogar.

87' Éder está esgotado fisicamente, mas o Sp. Braga não tem mais alterações disponíveis.

86' André Pinto agarra Gaitán na grande área, mas Marco Ferreira diz que não há penálti. Muitos protestos do argentino.

85' Jorge Jesus ainda pode fazer duas alterações...

84' Talisca a rematar ao segundo poste e a fazer a bola passar um pouco ao lado do alvo.

84' Estupenda defesa de Matheus! Salvio desviou de cabeça, mas o guarda-redes conseguiu negar-lhe um golo iminente.

83' Substituição no Sp. Braga. Saiu Rúben Micael e entrou Custódio. Ordem para "fechar" o meio-campo.

81' GOLO DO SPORTING DE BRAGA! SALVADOR AGRA FAZ O 2-1! Aposta ganha de Sérgio Conceição! O extremo foi no um para um com Maxi Pereira, fez a diagonal e rematou forte e cruzado, para o fundo das redes. Reviravolta na Pedreira.

80' Substituição no Sp. Braga. Saiu Pardo e entrou Sami.

80' Que perdida de Éder! Após excelente cruzamento de Pardo, o ponta-de-lança só tinha que encostar, na pequena área, mas acertou mal na bola.

80' Sérgio Conceição vai lançar Sami e também dá instruções a Custódio.

78' Remate de Danilo, que sofre um desvio em Talisca e sai para pontapé de canto.

76' Benfica com 55% de posse de bola e 11 remates, cinco à baliza. O Sp. Braga rematou dez vezes, sete à baliza.

74' As duas equipas vão acusando o desgaste físico e saem com menos velocidade para as transições rápidas. Mas Agra e Jonas estão "frescos" e Jesus e Conceição ainda podem fazer duas alterações cada.

72' Boa combinação ofensiva do Sp. Braga, mas o remate de Baiano saiu mal.

72' Substituição no Sp. Braga. Saiu Rafa e entrou Salvador Agra.

71' Salvio desvia de cabeça, na sequência de um canto, mas sem perigo.

71' Lima quase marcava! O avançado ganhou o ressalto na grande área e preparava-se para finalizar, mas Baiano conseguiu "atrapalhar" o brasileiro.

70' Salvador Agra será a primeira aposta de Sérgio Conceição.

69' Matheus continua com queixas, mas para já vai continuar em campo.

67' Matheus pede assistência médica e coloca de imediato a bola fora. Está com muitas queixas na perna direita. Kritciuk já aquece.

67' Outra vez Matheus! Talisca rematou ao segundo poste, na sequência de um canto, mas o guarda-redes voltou a posicionar-se bem.

67' Matheus salva! Jonas rematou à meia volta, para intervenção decisiva do guarda-redes do Sp. Braga.

66' Pardo volta a definir mal no último terço do terreno, num lance de contra-ataque do Sp. Braga.

64' Pontapé livre de Lima, a bater contra a barreira. Passou o susto para o Sp. Braga.

63' Jonas a entrar bem e a conquistar uma falta perigosa à entrada da grande área. Pode dar golo...

62' Substituição no Benfica. Saiu Samaris e entrou Jonas. Enzo Pérez e Talisca recuam para formar a dupla de meio-campo.

61' Lima dominou a bola com o peito, na grande área, mas o árbitro diz que foi com o braço. Má decisão.

60' Artur pede assistência médica, na sequência de uma defesa, após remate de Tiba.

60' Jorge Jesus chama Jonas, numa altura em que o Sp. Braga "engoliu" o meio-campo do Benfica.

59' Nova defesa de Artur, agora após remate de Tiba. Que bem joga o Sp. Braga nesta fase.

59' Rafa forte no contra-ataque, mas Luisão afastou o perigo.

58' Grande defesa de Artur! Pedro Tiba rematou em vólei, após cabeceamento de André Pinto, mas o guarda-redes negou o 2-1 ao Sp. Braga.

57' Éder tenta cabecear em esforço, mas não assusta Artur.

56' Ânimos exaltados nos bancos, com uma troca de palavras acesa entre Sérgio Conceição e elementos da equipa técnica do Benfica.

55' Marco Ferreira beneficia o infrator, ao assinalar uma falta de Salvio quando o Sp. Braga seguia para contra-ataque.

54' Cartão amarelo para Pardo, que é pontapeado por Lisandro na grande área. Seria falta para penálti, mas o lance é precedido por fora-de-jogo que também não foi assinalado.

54' Sp. Braga a defender melhor e a explorar bem o facto de o Benfica jogar com a linha defensiva muito subida, o que oferece mais espaço para as transições rápidas.

52' Custódio, Agra e Sami aquecem no Sp. Braga. Do lado do Benfica, Cristante, Jonas, Pizzi e Jara são as opções à disposição de Jesus.

51' Pardo derrubado no limite da grande área, por Eliseu, mas a equipa de arbitragem não terá visto.

49' Cartão amarelo para Éder, por falta sobre Gaitán. Será difícil o jogo terminar onze contra onze.

48' O Sp. Braga já cometeu 16 faltas. O Benfica apenas sete...

46' Início da segunda parte! Bola para o Sp. Braga.

45' Intervalo na Pedreira, com 1-1 no marcador.

44' Seis remates para o Sp. Braga, quatro à baliza; seis para o Benfica, três à baliza. As duas equipas tiveram três ocasiões de golo cada.

42' Cartão amarelo para Tiago Gomes, por travar Salvio, que deu um "nó cego" ao lateral.

40' Pardo perto do golo! O avançado colombiano ganhou posição "nas costas" de Eliseu e rematou forte e cruzado, para defesa de Artur Moraes.

38' Rúben Micael falha no último passe para Éder, já quase dentro da grande área benfiquista.

36' Danilo, já admoestado, arrisca ir para a rua, fruto de uma série de faltas duras. É o elemento mais recuado do meio-campo arsenalista.

35' Pontapé de Baiano, na sequência de um canto, a sair ao lado do alvo.

34' Pede-se penálti na grande área do Benfica, por suposta falta de Eliseu sobre Pardo. Marco Ferreira diz que não há nada.

32' Matheus salva! Lima rematou na grande área, mas o guarda-redes voltou a negar o golo ao compatriota. Fase de grande intensidade na partida, com as duas equipas a preferirem transições rápidas. Jogo que promete mais golos.

31' Tiba desperdiça! O médio português intercetou a bola no início de transição do Benfica e teve espaço para ir para a baliza, mas tentou o remate em jeito e Artur defendeu sem dificuldade.

30' Talisca novamente perto do golo, agora com um remate rasteiro, a sair ao lado do alvo.

28' GOLO DO SPORTING DE BRAGA! ÉDER FAZ O 1-1! Numa transição rápida, o Sp. Braga chega ao empate: Rúben Micael lançou Pardo e o colombiano cruzou para Éder, na grande área, encostar com uma boa finalização.

28' Grande corte de Tiba, a impedir o remate de Salvio, em contra-ataque.

27' Sp. Braga ganha o seu primeiro pontapé de canto, após o Benfica ter somado três.

26' Remate perigoso de Talisca, a sair um pouco por cima do alvo. Continua de pé quente, o médio-ofensivo brasileiro.

25' Excelente corte de André Pinto, a impedir o remate de Salvio, lançado por Talisca.

25' Cartão amarelo para Samaris, por supostamente ter pisado Aderlan Santos.

24' Sérgio Conceição manda os velocistas Agra e Pedro Santos para exercícios de aquecimento.

23' Sp. Braga a conseguir chegar mais vezes ao ataque, muito graças a Rafa, mas sem conseguir levar perigo à baliza de Artur.

20' Cartão amarelo para Danilo, por travar um contra-ataque do Benfica.

19' Enzo Pérez, Gaitán e Talisca a mostrarem o seu melhor futebol em Braga, e com Eliseu particularmente ativo no flanco esquerdo. Maxi e Salvio têm estado mais conservadores na asa direita.

17' Tiago Gomes em dificuldades no lado esquerdo da defesa arsenalista, no lugar que à partida seria de Djavan, jogador contratado pelo Sp. Braga ao Benfica no último defeso e que foi dado como inapto para a partida.

15' Benfica com 63% de posse de bola à passagem do primeiro quarto de hora.

13' Nico Gaitán a ameaçar com um canto direto, mas Aderlan Santos afastou o perigo. Benfica "instalado" no meio-campo adversário.

11' Matheus evita o golo! Lima, após passe a "rasgar" de Gaitán, rematou já dentro da grande área, mas o guarda-redes conseguiu desviar para canto.

10' Rafa, em diagonal, remata rasteiro e vê Artur defender com segurança.

9' Talisca acerta mal na bola, na sequência de uma bola parada, num lance em que o 2-0 esteve à vista.

8' Cartão amarelo para Aderlan Santos, por pontapear Talisca na face.

6' Fernando Santos, selecionador nacional, está a observar a partida. O Benfica não tem portugueses no "onze" para além de Eliseu, o Sp. Braga conta com André Pinto, Tiago Gomes, Tiba, Rúben Micael, Rafa e Éder.

4' Benfica entra "a matar" e já espreita o segundo golo, com o Sp. Braga desorientado em campo.

2' GOLO DO BENFICA! TALISCA FAZ O 0-1! O Benfica entra a ganhar em Braga, graças ao 7.º golo do brasileiro na I Liga. Enzo Pérez lançou Eliseu para uma autoestrada pelo flanco esquerdo, o lateral contemporizou na grande área e serviu Talisca, que só teve que escolher o lado para bater Matheus.

1' Marco Ferreira apita para o início do jogo! Bola para o Benfica. O jogo começou com alguns minutos de atraso e houve uma alteração de última hora no "onze" do Sp. Braga: Éder entrou para o lugar que iria ser de Zé Luis.

SP. BRAGA: Matheus; Baiano, Aderlan Santos, André Pinto, Tiago Gomes; Danilo, Pedro Tiba, Rúben Micael; Rafa, Pardo e Éder. Suplentes: Kritciuk, Sasso, Custódio, Agra, Sami, Alan e Pedro Santos.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Lisandro López, Eliseu; Samaris, Enzo Pérez; Salvio, Talisca, Gaitán; Lima. Suplentes: Júlio César, André Almeida, César, Cristante, Pizzi, Jara e Jonas.

O Benfica defronta neste domingo (20.15) o Sporting de Braga, na Pedreira, em jogo da 8.ª jornada da I Liga, à procura de recuperar a vantagem de quatro pontos sobre o FC Porto (5-0 ao Arouca) e de seis sobre o Sporting (4-2 ao Marítimo).

Em contraste com mais uma participação negativa na Liga dos Campeões, o Benfica teve um início de I Liga quase irrepreensível, cedendo apenas um empate (1-1) diante do Sporting. Porém, a equipa de Jorge Jesus terá pela frente um oponente 100% vitorioso em casa.

A equipa treinada por Sérgio Conceição soma 11 pontos e tentará igualar Paços de Ferreira e Belenenses, equipas que partilham o 5.º lugar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG