Benfica só evitou a derrota ao segundo penálti

Benfica evita a primeira derrota da sua história em Moreira de Cónegos no período de compensação, com um penálti convertido por Cardozo, após Lima ter falhado um. Apuramento adiado para a Luz.

O Moreirense esteve perto de fazer história, mas ao segundo penálti, no segundo minuto de compensação, viu o Benfica conquistar o empate a um golo que se registou este domingo e que adiou o apuramento dos encarnados para as meias finais da Taça da Liga. A equipa de Moreira de Cónegos não conseguiu, assim, registar a primeira vitória diante do Benfica em 74 anos de história.

Jorge Jesus escalou um "onze" praticamente na máxima força, mas a equipa encarnada respondeu com uma primeira parte de baixa qualidade, onde foi o Moreirense a criar as melhores ocasiões de golo. Depois de Paulo Lopes já ter adiado o golo de Ghilas, o avançado argelino conseguiu bater o guardião à segunda, tendo inaugurado o marcador aos 41 minutos. O jovem avançado argelino terminou 2012 em grande, com uma exibição que, certamente, reforçou o valor que já tem em montra.

Em desvantagem, o Benfica tardou em reagir na segunda parte e a resposta só surgiu a partir da marca dos onze metros. O guarda-redes Ricardo Andrade derrubou Lima na grande área, aos 57 minutos, mas o brasileiro, que pediu a Cardozo para marcar o penálti, atirou para defesa do guardião.

O Moreirense, embora empolgado com o lance, foi recuando no terreno à medida que os minutos passavam e que Jorge Jesus colocava gente no ataque. Com Lima em tarde de pontaria desafinada, o Benfica acabou o jogo com quatro avançados e dois extremos e esteve à beira de sofrer a primeira derrota a nível interno esta época. O árbitro Cosme Machado, porém, considerou que Cardozo foi puxado na grande área, aos 90+2,' e o paraguaio fez o sexto golo de penálti esta época.

O Benfica vê ser interrompida uma série de 14 vitórias consecutivas na Taça da Liga, mas mantém uma invencibilidade que já dura há cinco anos e 22 partidas. Jorge Jesus nunca perdeu com as águias na competição e mantém, assim, de pé a hipótese de o Benfica conquistar, pela primeira vez na sua história, um "penta" numa competição de futebol. Bastará um empate diante da Académica para chegar às "meias", desde que o Moreirense não vença o Olhanense. O Benfica defrontará os "estudantes", importa dizer, a quatro dias de receber o FC Porto.

90+5' Final do jogo! O Moreirense esteve perto de fazer história, mas o Benfica conseguiu empatar 1-1 no período de compensação, com um penálti de Cardozo (90+2'), após Ghilas ter inaugurado o marcador. A luta pelo apuramento para as meias finais fica adiado para o Benfica-Académica.

90+4' Cardozo, em boa posição, atira contra um defesa do Moreirense.

90+2' GOLO DO BENFICA! CARDOZO FAZ O 1-1! Ao segundo penálti, o Benfica chega ao empate. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.

90' Penálti para o Benfica! O árbitro Cosme Machado considerou que Óscar Cardozo foi puxado na grande área.

90' Cinco minutos de compensação, com o Benfica completamente balanceado para o ataque.

89' Substituição no Benfica. Saiu Melgarejo e entrou Kardec.

87' Substituição no Moreirense. Saiu Ghilas e entrou Júlio César.

83' Rodrigo domina mal e a bola sobra para o guarda-redes Ricardo Andrade, após passe de Cardozo.

81' Cartão amarelo para Fábio Espinho.

80' O Benfica poderá sofrer aqui a primeira derrota a nível interno desta época e a primeira da sua história frente ao Moreirense. Mas ainda há muito para jogar...

78' O Benfica joga, neste momento, com três avançados, dois extremos e apenas um trinco para "segurar" o meio-campo. Obriga o Moreirense a defender com toda a gente, mas deixa a retaguarda pouco protegida.

77' Substituição no Benfica. Saiu Enzo Pérez e entrou Nolito.

76' Enzo Pérez lesiona-se e pede substituição. Más notícias para Jorge Jesus, que só tem André Gomes para a posição que o argentino ocupa.

75' Substituição no Moreirense. Saiu Wagner e entrou Pintassilgo.

74' Cartão amarelo para Augusto, por retardar a reposição da bola em campo.

73' Ghilas volta a ficar na "cara" de Paulo Lopes, mas o guarda-redes conseguiu chegar primeiro à bola.

73' Cartão amarelo para Melgarejo, por derrubar Wagner.

72' Só dá Benfica nesta fase da partida, com o Moreirense cada vez mais recuado na defesa e limitado a alguns contra-ataques.

70' Substituição no Benfica. Saiu Ola John e entrou Rodrigo.

66' Lima desperdiça! Cabeceamento em boa posição, mas com pouca força e para defesa de Ricardo Andrade.

64' Garay tenta servir Lima na grande área, mas o brasileiro não chegou a tempo.

62' Substituição no Moreirense. Saiu Paulinho e entrou Ricardo Pessoa.

60' O lateral direito Paulinho lesiona-se e pede substituição.

58' Ricardo Andrade defendeu o penálti! O guarda-redes acertou no lado para onde Lima bateu e defendeu o castigo máximo.

57' Penálti para o Benfica! Lima fica isolado e, quando tentava contornar Ricardo Andrade, é derrubado pelo guarda-redes, que vê o cartão amarelo. Vai ser Lima a bater...

54' À imagem do que sucedeu em Olhão, o Benfica não reage à desvantagem, por isso poderá ser necessário Jorge Jesus fazê-lo. Nolito e Maxi Pereira aquecem.

51' Ghilas quase marcava! Jardel volta a perder nas alturas com o avançado, quer perante a má saída de Paulo Lopes atirou ligeiramente por cima.

48' Remate de fora da área de Filipe Gonçalves, para defesa fácil de Paulo Lopes.

46' Início da segunda parte. Bola para o Benfica.

45' Intervalo em Moreira de Cónegos.

45' Cartão amarelo para Jardel, por derrubar Ghilas.

42' Cartão amarelo para Vinicius, por protestos.

42' Ghilas já fez dez golos esta temporada e, na Taça da Liga, fez três golos nos últimos 50 minutos de competição.

41' GOLO DO MOREIRENSE! GHILAS FAZ O 1-0! Passe longo de Renatinho para as costas da defesa, onde Ghilas foi mais rápido que os centrais do Benfica, ficou isolado e, depois, foi só escolher o lado para bater Paulo Lopes.

38' Ola John recebe a bola na grande área e teve tempo para preparar o remate, mas rematou rasteiro e ao lado do alvo.

35' Esperava-se mais de um Benfica (quase) na máxima força, mas mérito para um Moreirense irrepreensível taticamente e sempre fiel ao seu modelo de jogo: linha de pressão baixa mas mais composta, contra-ataques conduzidos pelos flancos.

31' Matic, em esforço, cabeceia ao segundo poste, mas a bola foi com pouca força para as mãos de Ricardo Andrade.

30' Salvio ganha a linha de fundo e entra na grande área, mas quando tentava servir Cardozo foi desarmado.

27' O Benfica está a jogar com avançados, mas não com os avançados. Lima e Cardozo estão à margem do jogo dos encarnados.

24' Lance de insistência do ataque do Moreirense. Primeiro, após falha de André Almeida, Renatinho e Fábio Espinho não conseguiram atacar a baliza; depois, na "ressaca" do lance, Vinicius rematou ligeiramente por cima do alvo.

21' André Almeida desvia o cruzamento de Wagner ao segundo poste, evitando que Renatinho conseguiu surgir para a emenda.

18' André Almeida tirou um adversário do caminho e entrou na grande área, mas o remate bateu num defensor do Moreirense e saiu pela linha lateral.

16' Dois belíssimos laterais portugueses nesta equipa do Moreirense: Augusto, 25 anos, que andou "perdido" nas divisões secundárias, e Paulinho, 21 anos, que foi dispensado pelo FC Porto. Ambos seguros a defender, velozes e atacar e preciosos no apoio ao ataque e combinações com os extremos.

13' Paulo Lopes evita o golo! Depois de um bom cruzamento de Paulinho, Ghilas, completamente sozinho e com Jardel a olhar, cabeceou para a baliza, mas a bola foi à figura do guarda-redes, que defende por instinto.

11' O Benfica intensifica a pressão no meio-campo do Moreirense, mas Lima e Cardozo estão demasiado entregues à marcação e não estão a conseguir, sobretudo o brasileiro, participar nos processos ofensivos da equipa.

8' Cabeceamento de Diego Gaúcho, por cima do alvo, após o primeiro pontapé de canto na partida.

7' Remate forte de Wagner, ainda de fora da grande área, sem perigo para Paulo Lopes.

6' Salvio tentou o cabeceamento, após cruzamento de Salvio, mas não conseguiu acertar bem na bola.

5' Maior ascendente por parte do Benfica nos primeiros minutos, mas ainda sem lances de perigo em bola corrida.

2' Jardel responde de cabeça a um cruzamento de Enzo Pérez, mas Cardozo chegou ligeiramente atrasado para a "emenda" do cabeceamento do brasileiro.

1' Cosme Machado apita para o início do jogo! Bola para o Moreirense.

MOREIRENSE: Ricardo Andrade; Paulinho, Anilton, Diego Gaúcho, Augusto; Filipe Gonçalves, Vinícius; Wagner, Fábio Espinho, Renatinho; Ghilas.

BENFICA: Paulo Lopes; André Almeida, Jardel, Garay, Melgarejo; Matic; Salvio, Enzo Pérez, Ola John; Lima e Cardozo.

O Benfica defronta este domingo, a partir das 16.00, o Moreirense, em jogo da segunda jornada da segunda fase de grupos da Taça da Liga. Os encarnados poderão alcançar a meia final da competição pela quinta vez consecutiva, embora para tal seja necessário vencer em Moreira de Cónegos e esperar que o Académica-Olhanense acabe empatado.

Depois de uma sofrida vitória em Olhão, com uma reviravolta alcançada nos últimos minutos, o Benfica regressa a Moreira de Cónegos, onde já venceu a equipa local esta temporada, por 0-2, com golos de Matic e Cardozo, no campeonato. Jorge Jesus, como é hábito, vai aproveitar a competição para "rodar" alguns jogadores, nomeadamente as trocas de Artur e Maxi Pereira por Paulo Lopes e André Almeida, mas manterá a estrutura base, de modo a assegurar o ritmo competitivo e manter a equipa em forma até ao clássico com o FC Porto, agendado para 13 de janeiro.

Os encarnados venceram o Moreirense sempre que jogaram na condição de visitantes, enquanto a equipa treinada por Jorge Casquilha nunca conseguiu bater as águias. O Moreirense empatou a dois golos com a Académica na primeira jornada, com dois golos do argelino Ghilas, e só a vitória manterá de pé as esperanças em chegar às meias finais de uma competição pela primeira vez.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG