Benfica perde final com Barcelona (3-0)

O Benfica perdeu esta segunda-feira a Final da UEFA Youth League frente ao Barcelona, após sair derrotado por 3-0, em jogo disputado em Colovray (Suíça).

Apesar do resultado volumoso, o Benfica esteve grande parte do encontro no controlo dos acontecimentos, residindo a maior diferença entre as equipas na finalização.

O Barcelona adiantou-se cedo, fruto de golo de Rodrigo Tarín, tendo a equipa portuguesa de correr atrás do resultado a partir dos 9 minutos de jogo.

Romário Baldé desperdiçou uma grande penalidade poucos minutos depois, atirando com estrondo na trave da baliza defendida por Ondoa. Ainda assim, os encarnados não desistiram e continuaram a dominar a partida, apesar de não colher resultados práticos dessa superioridade.

O Barcelona voltou a marcar ainda durante a primeira parte, aos 33', após El Haddadi finalizar uma jogada fantástica de Traoré no corredor direito do ataque catalão.

Já durante o segundo tempo, o Benfica continuou por cima do encontro, dispondo de mais e melhores oportunidades para desfeitiar a baliza da equipa espanhola.

Apesar das inúmeras tentativas, e numa altura em que o treinador João Tralhão já tinha tirado dois jogadores de cariz defensivo para colocar em campo dois avançados, foi o Barcelona que acabou por "matar" o jogo, num golo sensacional de El Haddadi (89'), que ainda antes do meio-campo aproveitou o adiantamento de Thierry Graça para assinar um tento que ficará nos anais desta competição.

O Barcelona sagra-se assim no primeiro campeão europeu de sub-19, vencendo a primeira edição da UEFA Youth League.

Filme do jogo:

90+2' Acaba o jogo em Colovray. O Barcelona vence por 3-0, com golos de Rodrigo Tarín e de El Haddadi.

90+1' Substituição no Barcelona. Sai El Haddadi e entra Maxi Rolón.

90' O 3-0 de El Haddadi coloca um ponto final parágrafo no encontro, depois do Benfica ter tentado de tudo para fazer a bola entrar na baliza do Barcelona.

89' Substituição no Barcelona. Sai Kaptoum e entra Ebwelle.

88' Golo sensacional de El Haddadi! Ainda antes do meio-campo, El Haddadi aproveita o adiantamento de Thierry Graça e faz o 3-0 que "mata" o jogo.

86' Num contra-ataque, Traoré volta a introduzir a bola dentro da baliza do Benfica, mas o jogo já estava interrompido por fora-de-jogo.

84' Grande defesa de Ondoa a cabeceamento de Baldé! O guarda-redes do Barcelona tem sido a grande figura da segunda-parte.

84' João Tralhão tenta o "tudo por tudo", tirando o defesa-central Alfaiate e colocando em campo mais um ponta-de-lança, João Gomes.

83' Substituição na equipa do Benfica. Sai Alexandre Alfaiate e entra João Gomes.

83' A equipa do Benfica para já acusar o desgasta de um jogo inteiro a correr atrás do marcador. O Barcelona vai gerindo a posse de bola neste momento.

81' Cartão amarelo para Juan António por falta sobre Estrela ainda no meio-campo do Benfica. O árbitro tinha dado a "lei da vantagem".

80' Iniciativa de Baldé pela direita, que à beira da linha-de-fundo atira para defesa de Ondoa. Canto para o Benfica.

78' Grande defesa de Thierry Graça! No limite do fora-de-jogo, El Haddadi isola-se e, na cara do guarda-redes do Benfica, atira para grande defesa de Thierry. Continua 2-0.

78' O Benfica continua instalado no meio-campo catalão, mas a experiência da equipa do Barcelona permite aos espanhóis gerir o encontro.

76' Remate de Gonçalo Guedes. Mais uma diagonal de Guedes, que depois de passar pela defesa do Barça atira para defesa de Ondoa.

74' Remate perigoso no Barça! Traoré aproveita um erro de João Nunes para atirar. Thierry Graça defende para canto.

72' Substituição no Barcelona. Sai Enguene e entra Juan António.

71' Rochinha atira sem perigo para as redes do Barça. A bola sai muito por cima da barreira catalã.

70' Livre perigoso a favor do Benfica. Baldé foi carregado na "meia-lua" da área do Barcelona.

68' Remate de Gonçalo Guedes para fora. Faltam pouco mais de 20 minutos para o jogo acabar, e apesar das iniciativas do Benfica, a bola não entra nas redes dos catalães.

67' Mais uma oportunidade de golo desperdiçada pelo Benfica! Outra vez vez na sequência de um canto, João Nunes sobe para cabecear a bola, que passa a poucos centímetros da baliza de Ondoa.

66' João Tralhão opera uma mudança tática. Tira um médio de cariz defensivo e coloca Hildeberto Pereira em campo. O recém-entrado apontou o primeiro golo na goleada (4-0) ao Real Madrid.

64' Substituição no Benfica. Sai Gilson Costa e entra Hildeberto Pereira.

64' O Benfica continua a tentar de meia-distância, mas sem sucesso. As iniciativas dos avançados encarnados esbarram sempre na defesa do Barcelona.

62' A equipa de Lisboa volta a dominar a posse de bola. O Barcelona controla o jogo posicionalmente, aproveitando para lançar contra-ataques venenosos pelas laterais.

59' Cartão amarelo para El Haddadi. O avançado do Barcelona chutou a bola em direção à baliza já depois de Zelinka ter interrompido o jogo.

59' O Benfica tem gerado as suas melhores oportunidades na sequência de cantos. O Barcelona alivia constantemente para zonas perigosas, algo que os jovens encarnados têm aproveitado para criar momentos de calafrio aos "blaugrana".

57' Mais uma jogada de perigo do Benfica! Rochinha cruza para a área e Gilson Costa atira ao poste, no entanto a jogada já estava interrompida devido a fora-de-jogo do número oito benfiquista.

55' Baldé ao lado! Muito perigoso o cabeceamento de Romário Baldé, após cruzamento de Nuno Santos no lado direito do ataque benfiquista. O Benfica continua à procura do golo.

53' Remate de Guedes ao lado da baliza de Ondoa. O jogador do Benfica ganhou posição na "quina" da área e atirou cruzado, ao lado.

51' Bom corte de João Nunes, capitão do Benfica, quando Traoré ganhava posição junto da área encarnada.

49'Jogada perigosa do Barcelona! Mais uma vez pelas alas, El Ouriachi passa por Rafael Ramos e assiste El Haddadi, que encontra oposição de João Nunes.

47' Três remates à baliza para cada equipa. O elemento-chave do jogo tem sido a capacidade finalizadora dos homens da Catalunha, já que o Benfica tem dominado na posse de bola.

46' Início da segunda parte. Saída de bola para o Barcelona.

45+1' Intervalo em Colovray. O Barcelona aproveitou da melhor forma as oportunidades que teve e vence por 2-0.

45' Os emigrantes afetos ao Benfica continuam a puxar pela equipa encarnada. Os encarnados estão a jogar em "casa".

43' Remate perigoso de Nuno Santos! Após canto onde Ondoa teve uma saída defeituosa, a bola sobra para Nuno Santos que atira para a baliza. Corte no limite da defensiva do Barça.

42' Cartão amarelo para Riera! Baldé iniciava jogada de perigo e, para evitar males maiores, o defesa espanhol faz falta e é punido por isso pelo árbitro checo.

41' Cartão amarelo para Baldé! Zelinka mostra o cartão após entrada fora de tempo do avançado do Benfica, ainda no meio-campo do Barcelona.

40' O Barcelona controla todas as operações do jogo nesta altura.

38' A equipa portuguesa parece ter acusado o segundo golo sofrido. O Barcelona está instalado no meio-campo encarnado e "cheira" o terceiro golo.

35' O Barcelona chega ao golo nas duas oportunidades que teve ao longo do jogo. Apesar do domínio encarnado, a eficácia catalã vai ditando o 2-0.

33' Golo do Barcelona! Jogada espetacular de Traoré na direita do ataque do Barcelona, que passa por dois jogadores do Benfica e serve El Haddadi para o segundo golo do encontro.

33' A defensiva encarnada está instalada quase no meio-campo do Barcelona. No entanto, aparentemente, os catalães têm o jogo controlado, não concedendo oportunidades flagrantes de golo à equipa portuguesa.

31' O Barcelona está a ter dificuldades em previligiar a posse de bola que caracteriza a formação de La Masia.

30' Remate de Nuno Santos para defesa de Ondoa. A boa colocação entre os postes do guardião do Barcelona impede mais uma vez males maiores para os catalães.

29' Cruzamento perigoso de Guedes pela esquerda do ataque do Benfica. A bola passa à frente de Ondoa e ninguém aparece para encostar para o fundo da baliza.

27' Cartão amarelo para Nuno Santos! O árbitro entende que o extremo benfiquista simulou uma falta à entrada da área.

25' Remate por cima por parte do Barcelona. Boa iniciativa individual de Traoré, que entrega a bola para Ortega e este, à entrada da área, atira bastante por cima da baliza encarnada.

24' O Benfica domina as ocorrências do encontro. O clube da Luz tem mais posse de bola, mais remates e maior controlo da partida. Falta apenas maior clarividência no último terço do terreno.

22' El Haddadi continua a dar que fazer à defensiva benfiquista. O número nove do Barcelona é o novo grande produto de La Masia.

18' Ondoa encaixa livre de Guedes! Em zona frontal, Gonçalo Guedes atira para defesa fácil do guarda-redes do Barcelona.

18' Cartão amarelo para Gonçalo Guedes. O árbitro castiga assim a demora do avançado benfiquista na marcação de um livre.

16' Cartão amarelo para Ortega, devido a falta sobre Gonçalo Guedes, quando este se encaminhava para a área do Barcelona.

16' A equipa portuguesa parece manter os indíces de concentração após a grande penalidade falhada. Sinal mais para o Benfica nesta altura do jogo.

14' Penálti falhado para o Benfica! Romário Baldé acerta em cheio na trave do guarda-redes Ondoa.

14'Cartão amarelo para Euguene, após falta sobre Guedes na área "blaugrana"!

13' Penalti para o Benfica. O Benfica consegue entrar na defensiva catalã e Gonçalo Guedes sofre falta após assistência primorosa de Baldé.

9' Golo do Barcelona! Após uma jogada que precede a marcação de um canto por parte dos espanhóis, El Haddadi rompeu a esquerda da defesa encarnada e Tarín encosta para o fundo das redes após defesa inicial de Thierry Graça.

4' João Tralhão, técnico do Benfica, não produz grandes alterações na equipa para este jogo, fazendo apenas entrar Romário Baldé, que estava castigado no último jogo, para o lugar de Hildeberto Pereira.

2' O Benfica está praticamente a jogar em casa, dada a forte presença dos emigrantes portugueses no Estádio de Colovray.

1' O checo Miroslav Zelinka apita para o início do jogo! O Benfica segue com a bola.

Equipas iniciais:

SL BENFICA: Thierry Graça; Rafael Ramos, João Nunes, Alexandre Alfaiate, Rebocho; Estrela, Gilson Costa, Rochinha; Romário Baldé, Nuno Santos e Gonçalo Guedes. Suplentes: André Ferreira, Rony Santos, Ricardo Carvalho, Filipe Nascimento, Filipe Ferreira, Hildeberto Pereira e João Gomes.

FC BARCELONA: Ondoa; Godswill, Riera, Tarín, Quintillà; Ortega, Enguene, Kaptoum; Traoré, El Ouriachi e El Haddadi. Suplentes: Suaréz, Ebwelle, Huertas, Rolón, Juanma Garcia, Palencia e Juan Antonio.

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica sobem, esta segunda-feira, ao relvado do estádio Colovray, na Suíça, para disputarem a Final da UEFA Youth League, diante do FC Barcelona. Nas meias-finais, o clube da Luz goleou o Real Madrid por 4-0. Já o Barcelona venceu os alemães do Schalke 04 por 1-0.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG