Benfica atinge 14.ª meia-final europeia

O Benfica qualificou-se esta quinta-feira para as meias-finais da Liga Europa, ao receber e derrotar no Estádio da Luz o AZ Alkmaar, da Holanda, por 2-0. Rodrigo, avançado hispano-brasileiro, fez os dois golos da partida, um em cada parte.

- O Benfica apurou-se esta quinta-feira para a sua 14.ª meia-final europeia do palmarés, ao receber e bater no Estádio da Luz o AZ Alkmaar, da Holanda, por 2-0, em desafio da segunda mão das meias-finais da edição 2013/2014 da Liga Europa.

- Dois golos de Rodrigo, ambos a passe de Salvio, aos 39 e 72 minutos, respetivamente, deram o triunfo à formação orientada por Jorge Jesus. O encontro ficou, no entanto, marcado pela lesão grave de Sílvio, que fraturou a tíbia da perna direita logo no minuto inicial, num lance fortuito com um companheiro de equipa, numa bola dividida, na circunstância com o defesa-central brasileiro Luisão.

- O AZ Alkmaar, da Holanda, ainda chegou a importunar a baliza defendida pelo brasileiro Artur Moraes, nos segundos 45 minutos, mas a vitória, essa, e a consequente qualificação para as meias-finais da Liga Europa nunca estiveram em perigo. Até porque o Benfica pareceu ter sempre o desafio controlado.

- Jorge Jesus, treinador do clube da Luz, consegue colocar os encarnados, desta forma, numa meia-final de uma competição europeia pela terceira vez na carreira, naquela que é a quinta temporada em que comanda a formação de Lisboa.

O Benfica arrecada, desde logo, um prémio de um milhão de euros, em virtude de continuar em prova nesta Liga Europa 2013/2014. Juventus, de Itália, e Valência e Sevilha, dois emblemas de Espanha, são agora os possíveis adversários do Benfica nas meias-finais desta competição europeia. O sorteio está agendado para esta sexta-feira, dia 11 de abril, em Nyon, na Suíça.

Filme do jogo:

- Salvio, ao minuto 84, desperdiça uma oportunidade soberana para fazer o 3-0 para o Benfica na cara de Esteban, guarda-redes do AZ Alkmaar.

- Ao minuto 72, Rodrigo amplia, bisa no desafio e coloca o Benfica a ganhar por 2-0. Jogada magnífica de Salvio, pela direita, e golo de Rodrigo com o pé esquerdo, na pequena área da formação do AZ Alkmaar.

- Substituição no AZ Alkmaar ao minuto 79: Henriksen rende Ortiz no conjunto holandês.

- Dupla substituição no AZ Alkmaar aos 77 minutos: Entra Haye e sai Beerens, entra ainda Gudmundsson e sai Berghuis, respetivamente.

- Substituição no Benfica: Lazar Markovic entra para o lugar de Sulejmani aos 70 minutos.

- Gouweleeuw, ao minuto 69, remata por cima da baliza à guarda de Artur Moraes. O AZ Alkmaar está mais perigoso nos segundos 45 minutos, muito por culpa da alguma passividade manifestada em campo pela equipa do Benfica.

- Johánsson, ao minuto 64, obriga o brasileiro Artur Moraes a efetuar uma defesa atenta, a dois tempos, naquela que foi a melhor oportunidade de golo do AZ Alkmaar no desafio, até ao momento.

- Substituição no Benfica: Enzo Pérez rende Fejsa no meio-campo dos encarnados aos 64 minutos de jogo.

- Beerens, aos 61 minutos, remata ao lado do poste direito da baliza defendida por Artur Moraes, esta quinta-feira o guarda-redes titular do Benfica, no seguimento de uma boa iniciativa individual.

- Já se joga a segunda parte no Estádio da Luz. Saiu, desta vez, o Benfica. Entretanto, há suspeitas de que o defesa-lateral, internacional português Sílvio, terá fraturado a perna direita. Falhará por isso, tudo o indica, o Mundial 2014. Fica fora dos planos do selecionador nacional, Paulo Bento.

- Lima, Markovic e Enzo Pérez efetuam exercícios de aquecimento. Jorge Jesus, treinador do Benfica, pode estar a preparar-se para fazer alterações no onze dos encarnados da Luz.

- O Benfica vence ao intervalo o AZ Alkmaar, da Holanda, no Estádio da Luz, por 1-0. Rodrigo apontou o golo, neste jogo da segunda mão das meias-finais da Liga Europa em que Cardozo já dispôs de três boas ocasiões para marcar golo na baliza do AZ Alkmaar.

- Boa defesa de Esteban, guarda-redes do AZ Alkmaar, para canto, a remate do extremo argentino do Benfica Salvio aos 43 minutos.

- Rodrigo, ao minuto 39, faz o 1-0 para o Benfica após jogada magnífica de Salvio pelo flanco direito. O avançado hispano-brasileiro inaugurou o marcador com um remate de pé esquerdo, desferido já na pequena área do AZ Alkmaar.

- Óscar Cardozo perto do golo pela terceira vez no jogo. Ao minuto 38, Cardozo remata ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Esteban.

- Cabeceamento de Salvio por cima da baliza do AZ Alkmaar ao minuto 36, na sequência de um bom cruzamento de Siqueira.

- Cardozo, ao minuto 32, obriga Esteban, guarda-redes do AZ Alkmaar, a nova grande defesa no Estádio da Luz, após boa assistência do companheiro da frente de ataque Rodrigo.

- Depois de uma entrada em campo mais pressionante protagonizada pela equipa do Benfica, o AZ Alkmaar procura esboçar uma reação no Estádio da Luz e começa a acercar-se da grande área dos encarnados.

- Cartão amarelo para Salvio (Benfica), aos 31 minutos.

- Cartão amarelo para Suytens (AZ Alkmaar), ao minuto 23.

- Cardozo, ao minuto oito, com o pé esquerdo, remata para grande defesa para canto de Esteban. Primeira oportunidade clara para golo no desafio, e para a equipa da casa, o Benfica.

- Sílvio, logo no primeiro minuto de jogo, lesiona-se no joelho direito e é de pronto substituído por André Almeida ao minuto 4. O internacional português magoou-se num lance fortuito com o companheiro de equipa Luisão, tendo abandonado o relvado em maca e com lágrimas nos olhos.

- Benfica e AZ Alkmaar, da Holanda, já se defrontam nesta altura no Estádio da Luz, em Lisboa, em partida da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. O pontapé de saída foi dado pelos holandeses.

- O lateral-direito uruguaio Maxi Pereira e o extremo argentino Gaitán, ambos castigados, estão impedidos deste modo de ser opção para o treinador do Benfica, Jorge Jesus, tendo em vista este encontro da segunda mão das meias-finais da Liga Europa.

- Enzo Pérez, Markovic e Lima ficam no banco, numa eliminatória que pode valer a terceira meia-final europeia ao treinador do Benfica, Jorge Jesus, e um prémio de qualificação de um milhão de euros.

- BENFICA: Artur; Sílvio, Garay, Luisão e Siqueira; Fejsa, André Gomes, Salvio e Sulejmani; Rodrigo e Óscar Cardozo.

- Suplentes: Paulo Lopes, Jardel, André Almeida, Djuricic, Enzo Pérez, Markovic e Lima.

- Treinador: Jorge Jesus.

- AZ ALKMAAR: Esteban; Johanson, Viergever, Gouweleeuw e Suytens; Gudelj, Elm, Berghuis e Ortiz; Johánnsson e Beerens.

- Suplentes: De Winter, Reijnen, Gorter, Henriksen, Haye, Gudmundsson e Avdic.

- Treinador: Dick Advocaat.

- O Benfica tenta, esta quinta-feira, o acesso às meias-finais da Liga Europa de futebol no Estádio da Luz, depois de ter ganho por 1-0 em Alkmaar, na Holanda, na primeira mão dos quartos-de-final desta competição europeia.

- Perante o AZ Alkmaar, o técnico Jorge Jesus conta com o regresso do extremo argentino Salvio, que marcou o golo do triunfo na Holanda, bem como, ainda, com o retorno do médio sérvio Fejsa, este último afastado dos últimos compromissos devido a problemas físicos.

- Na partida na Luz, que será arbitrada pelo checo Pavel Kralove, nota também para a aposta em André Gomes no meio-campo e em Cardozo no ataque, enquanto Enzo Pérez, Markovic e Lima ficam, pelo seu lado, no banco, numa eliminatória que pode valer a terceira meia-final europeia a Jorge Jesus e um prémio de qualificação, ao Benfica, de um milhão de euros.