15 setembro 2015 às 21h35

Bastou uma pitada de Gaitán: Benfica entra a ganhar na Champions

Benfica cumpriu a "obrigação" de vencer o estreante FC Astana, mas não sem antes cumprir uma má primeira parte e levar com uma bola no ferro. Após o descanso, Gaitán e Mitroglou resolveram.

João Ruela

O Benfica estreou-se a vencer na edição 2015/16 da Liga dos Campeões, ao cumprir a "obrigação" de vencer o frágil e estreante FC Astana, campeão do Cazaquistão que disputa pela primeira vez a Liga milionária. A equipa de Rui Vitória esteve longe de empolgar, mas fez o suficiente para somar três pontos e 1,5 milhões de euros.

Rui Vitória repetiu o "onze" que goleou o Belenenses (6-0), na jornada anterior da I Liga, mas o Benfica cumpriu uma primeira parte de pura apatia, em que raramente conseguiu incomodar a equipa cazaque, fundada em 2009. Só Jonas, aos 30 minutos, esteve perto de marcar antes do intervalo.

Era difícil fazer pior do que a primeira parte, por isso foi sem surpresa que o Benfica se "redimiu" logo após o intervalo... Mas não sem antes levar um grande susto, quando o recém-entrado Shchetkin acertou em cheio no ferro. Porém, aos 51', Nico Gaitán arrancou decidido para a grande área, deixou dois adversários para trás e fez o segundo golo da carreira na Liga dos Campeões.

O FC Astana, que não tem nenhum jogador no plantel com experiência na Liga dos Campeões, nunca conseguiu ameaçar a vantagem do Benfica, que aos 61' sentenciou o triunfo: Eliseu invadiu a grande área e assistiu Kostas Mitroglou, que só teve que encostar para o 2-0 - o mesmo resultado da visita do Atlético ao Galatasaray, "bis" de Griezmann, jogo também do Grupo C.

Na próxima jornada, a 30 de setembro, o Benfica vai visitar o Atlético de Madrid, para discutir a liderança do agrupamento. Para já, no entanto, as preocupações das águias cingem-se ao embate com o FC Porto, da 5.ª jornada da I Liga, que terá a liderança em jogo no Estádio do Dragão, onde as águias foram a última equipa visitante a vencer - em dezembro de 2014.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo!

90+4' Defesa de Éric, a remate de Eliseu, num livre direto.

90+2' Substituição no Astana. Saiu Ilic e entrou Dedecko.

90+1' Kéthévoama surge a cabecear ao segundo poste, sem perigo para Júlio César.

90' Três minutos de compensação...

89' O Benfica vai amealhar 1,5 milhões de euros pela vitória na primeira jornada da fase de grupos da Champions.

87' Raúl Jiménez, em boa posição, atira ao lado do alvo, após boa jogada de Mitroglou e Eliseu.

85' Substituição no Benfica. Saiu Samaris e entrou Fejsa.

83' Cartão amarelo para Jardel, por travar um contra-ataque.

82' Fejsa será a última aposta de Rui Vitória.

80' Substituição no Astana. Saiu Dzholchiev e entrou Beysebecov.

79' Gonçalo Guedes, com pouco ângulo para rematar, atira ao lado do alvo.

78' Cartão amarelo para Zhukov, por falta sobre Jiménez.

76' Substituição no Benfica. Saiu Talisca, o mais apagado do lado do Benfica, e entrou Raúl Jiménez.

75' Rui Vitória vai lançar Raúl Jiménez.

74' Benfica com 59% de posse de bola e 14 remates, sete à baliza.

72' Substituição no Benfica. Saiu Jonas e entrou Pizzi.

71' Vai entrar Pizzi. Rui Vitória já pode começar a pensar no "clássico" com o FC Porto e em "poupar" nomes como Jonas e Gaitán.

69' Nico Gaitán foi para o lance individual, mas desta vez rematou com pouca reforça. Tinha Mitroglou em boa posição.

68' Astana quase marcava! Na sequência do primeiro canto do jogo, Dzholchiev, livre de marcação, rematou de primeira, um pouco ao lado do alvo.

67' Kéthévoama falha no último passe, na tentativa do Astana em marcar pela primeira vez na Liga dos Campeões.

65' Shomko remata de longe, um pouco ao lado do alvo.

63' Mitroglou soma quatro golos em seis jogos pelo Benfica. Uma média bem aceitável do ponta-de-lança grego, que marcou pela 12.ª vez na carreira na Champions.

62' GOLO DO BENFICA! KOSTAS MITROGLOU FAZ O 2-0! Eliseu entrou na grande área e assistiu Mitroglou, que à entrada da pequena área só teve que encostar para a baliza deserta. O Benfica resolve o jogo na Luz, aproveitando finalmente as fragilidades do adversário.

61' Fejsa, Pizzi e Raúl Jiménez continuam a aquecer no Benfica.

60' Curiosamente, ainda não houve pontapés de canto.

58' Cruzamento acrobático de Gaitán e desvio de Jardel, muito por cima do alvo.

56' Que perdida de Mitroglou! Em excelente posição, sem oposição, o ponta-de-lança grego cabeceou ao lado do alvo, após um bom cruzamento de Nelson Semedo, jovem formado no Sintrense que chegou ao Benfica para ingressar na equipa B. Está a ser dos melhores na partida.

55' Jonas desperdiça! O passe de Samaris foi excelente, mas o avançado tentou o remate de primeira e acertou mal na bola, em excelente posição para bater Éric.

54' Benfica precisou de 20 ataques e nove remates para fazer o 1-0 na Luz.

52' Este foi apenas o 2.º golo da carreira de Nico Gaitán na Liga dos Campeões. Até aqui, só tinha marcado ao PSG.

51' GOLO DO BENFICA! NICO GAITÁN FAZ O 1-0! É num lance de inspiração do 10 argentino que o Benfica encontra o caminho para o golo. Gaitán tabelou com Mitroglou, atacou a grande área em força, deixou dois adversários para trás e bateu Éric com um remate cruzado. Belo golo de Gaitán.

48' Pizzi aquece no Benfica. O médio português poderá ser a primeira aposta de Rui Vitória para o decorrer da partida.

47' Astana acerta no poste! Em esforço, Shchetkin desviou a bola para fora do alcance de Júlio César e acertou, em cheio, no poste. Grande susto para o Benfica.

46' Início da segunda parte! Bola para o Astana.

- Substituição no Astana. Saiu Kabananga e entrou Shchetkin.

45+2' Intervalo na Luz, com 0-0 no marcador.

45+1' Cartão amarelo para Gonçalo Guedes, por travar um contra-ataque.

45' Um minuto de compensação...

44' Jonas desperdiça! O avançado brasileiro correu sem oposição para a grande área do Astana, puxou a bola para o pé esquerdo, rematou e viu Éric defender com a perna.

42' Remate potente de Kabananga, desenquadrado com o alvo.

40' Cartão amarelo para Samaris, o primeiro para o Benfica.

38' O Astana recua cada vez mais no terreno. Só Kabananga fica perto da linha do meio-campo.

37' A goleada ao Belenenses, por 6-0, foi o primeiro jogo em que o Benfica fez golos numa primeira parte em 2015/16. As águias não têm feito muito para voltar a faturar antes do intervalo.

35' O Astana já atacou o último terço do terreno oito vezes, mais uma do que o Benfica.

34' Vai chovendo com alguma intensidade na Luz.

32' Vaia nas bancadas da Luz, após Dzholchiev ter rematado ao lado, já dentro da grande área do Benfica.

30' Jonas desperdiça! Na primeira ocasião de golo para o Benfica, o avançado rematou no "coração" da grande área, para defesa apertada de Éric.

29' Benfica com 60% de posse de bola, mas com tantos remates quanto o Astana: quatro, um à baliza.

27' Muito pouco Benfica nesta fase. A equipa de Rui Vitória não está a construir lances de perigo.

- Mais Champions: O Grupo C já tem, virtualmente, um líder: o Atlético de Madrid está a vencer o Galatasaray, na Turquia, por 2-0, com dois golos de Griezzman.

24' Cartão amarelo para Dzholchiev, por pontapear Eliseu. Falta disparatada do médio.

22' Gaitán atira contra a barreira, na marcação de um livre em boa posição.

21' Cartão amarelo para Anicic, por falta sobre Gonçalo Guedes. Livre a dois metros da grande área...

19' Pontapé livre de Kéthévoama, para defesa a dois tempos de Júlio César.

17' Benfica tarda em oferecer trabalho ao guarda-redes Éric, apesar de ter, na teoria e na prática, argumentos para construir um triunfo tranquilo na Luz.

15' Confiante, Kabananga remata de longe, mas sem perigo para Júlio César. O avançado de 26 anos nasceu no Zaire, tem nacionalidade congolesa e tem sido quem mais tem procurado criar perigo.

14' Eliseu vai para o remate, sem perigo.

12' Outro dado curioso em relação ao Astana é o seu ano de fundação: 2009. Quando o clube cazaque foi fundado, já Luisão levava seis anos de Benfica.

10' Luisão faz o seu 114.º jogo pelo Benfica na UEFA. Entre os que estão em campo, quem mais se aproxima do brasileiro é Gaitán, com 56. Júlio César tem 59 presenças na Champions, mas a maior parte pelo Inter de Milão.

8' O Astana não tem adeptos nas bancadas. A equipa viajou sozinha desde o Cazaquistão, rumo a Lisboa, percorrendo mais de seis mil quilómetros.

7' Do lado do Benfica, é dia de estreia para Nelson Semedo e Gonçalo Guedes na Liga dos Campeões. Duas apostas de Rui Vitória para esta época.

6' Momento insólito na Luz: Kabananga tenta o remate, atira contra o colega Zhukov e a equipa de arbitragem dá lançamento de linha lateral contra o Benfica.

5' Gonçalo Guedes arrisca o remate, ao lado do alvo. Não será uma surpresa se os jogadores do Benfica arriscarem mais lances individuais do que é habitual, fruto da inferioridade do adversário.

4' Não é só o Astana a fazer a estreia na Liga dos Campeões: são todos os jogadores da equipa cazaque. Nunca nenhum deles jogou na Champions.

3' Benfica já "instalado" no meio-campo do Astana e a driblar com relativa facilidade os adversários.

2' Primeiro remate da partida: Talisca atira para defesa de Éric, após um toque de calcanhar de Gaitán que animou as bancadas.

1' O grego Tasos Sidiropoulos apita para o início do jogo! Bola para o Benfica.

BENFICA: Júlio César; Nelson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu; Samaris, Talisca, Nico Gaitán, Gonçalo Guedes; Jonas e Mitroglou. Suplentes: Ederson, Sílvio, Fejsa, Victor Andrade, Raúl Jiménez, Pizzi e Nuno Santos.

ASTANA: Éric; Anicic, Illic, Postnikov, Shomko; Maksimovic, Zhukov, Kéthévoama; Cañas, Dzholchiyev e Kabananga. Suplentes: Golubnichi, Akhmetov, Pikalkin, Beysebekov, Muzhikov, Dedechko e Schetkin.

O Benfica estreia-se nesta terça-feira (19.45) na presente edição da Liga dos Campeões, recebendo no Estádio da Luz os cazaques do Astana, em jogo da primeira jornada do grupo C da prova.

Depois de o treinador encarnado, Rui Vitória, ter reafirmado na segunda-feira que um dos objetivos da temporada é o de marcar presença na fase seguinte da prova, a conquista dos três pontos na receção à equipa cazaque, estreante absoluta nesta fase da Liga milionária, revela-se de vital importância.

Para poder marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Astana afastou no "play-off" os cipriotas do APOEL Nicósia, que na altura eram orientados pelo português Domingos Paciência.

O encontro está agendado para as 19:45, no Estádio da Luz, e será dirigido pelo grego Tasos Sidiropoulos.