Avaliação às escolhas do novo seleccionador

2. Paulo Bento fez bem em apostar em João Moutinho e em Carlos Martins, jogadores que tinham sido esquecidos por Carlos Queiroz?

1. Neste jogo com a Dinamarca já se sentiram mudanças na selecção, tendo em conta o passado recente? A que nível?

O treinador escolheu os melhores jogadores tendo como base a estratégia que definiu para a partida com a Dinamarca, no Estádio do Dragão. Relativamente a Carlos Martins e ainda a João Moutinho, são os dois melhores médios portugueses a jogar em Portugal. Entendo, por isso, que Paulo Bento decidiu bem.

Orientados por um novo treinador, na circunstância Paulo Bento, os jogadores da selecção nacional quiseram mostrar serviço e denotaram grande vontade vencer, pois pretendem conquistar o apuramento para a fase final do Europeu de 2012. Andavam tensos com todos os problemas que estavam a ser noticiados.

São opções que compreendo, que aceito. Cada treinador procura implementar as suas ideias e entendo que é normal que Paulo Bento tenha promovido algumas alterações na equipa. Carlos Martins e João Moutinho são jogadores que estão a atravessar um bom momento de forma, opções válidas para o meio-campo.

Senti que os jogadores que representaram a selecção nacional portuguesa estavam mais libertos, mais soltos no campo. Isto na sequência de todo o ambiente que tinha sido gerado anteriormente [relacionado com a saída de Carlos Queiroz] e que estava, de certa forma, a condicionar o seu rendimento.

As inclusões de Carlos Martins e de João Moutinho na selecção nacional são acertadas. São dois jogadores que se têm destacado ao serviço dos respectivos clubes [Benfica e FC Porto, respectivamente]. E João Moutinho foi mesmo o grande motor do meio-campo, a muleta de Carlos Martins e de Raul Meireles.

Não se podem identificar grandes diferenças, até pelo pouco tempo de trabalho de Paulo Bento na selecção. Notei, no entanto, que houve um grande espírito, da parte dos jogadores, em querer reagir aos anteriores maus resultados. Paulo Bento ter-se-á preocupado com a disciplina posicional dos futebolistas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG