Doping: TAS dá razão ao campeão olímpico César Cielo

César Cielo vai poder participar nos Mundiais de natação. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) manteve a sanção inicial imposta ao campeão olímpico e a outros dois nadadores brasileiros - desclassificação e advertência -, devido a um controlo de doping positivo, e rejeitou o recurso da Federação Internacional de Natação (FINA), que exigia que os atletas cumprissem um período de suspensão efectiva.

Cielo, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked registaram controlos positivos em Maio, nos campeonatos brasileiros. Aos quatro atletas foi detectada furosemida, um diurético, proibido no desporto por manipular o peso ou esconder o uso de outros dopantes. Os quatro nadadores abdicaram das contra-análises e defenderam-se argumentando que se tratara de dopagem acidental, através da contaminação de um suplemento nutricional de cafeína que usavam regularmente, por prescrição médica.

Segundo o TAS, a FINA pediu que os nadadores cumprissem suspensão efectiva: três meses para Cielo, Santos e Barbosa, um ano para Waked, pois tratava-se do segundo teste positivo na sua carreira. As partes foram ouvidas nesta quarta-feira, no âmbito de um processo acelerado, para poder estar resolvido antes dos Mundiais, que se realizam em Xangai, China.

"O painel do TAS decidiu rejeitar os recursos apresentados pela FINA, relativos a César Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos, e confirmar a decisão da CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] neste âmbito. O painel aceitou o apelo da FINA relativo a Vinicius Waked e impôs-lhe uma sanção de um ano, tendo em conta a existência de uma segunda infracção (Vinicius Waked já tinha sido sancionado a 4 de Fevereiro de 2010 com uma suspensão de dois meses após um controlo positivo por uma substância específica)", explicou o organismo máximo da justiça desportiva, em comunicado, adiantando que publicará dentro de semanas o acórdão relativo a este caso.

Além de poder participar nos Mundiais, ao não ser suspenso por mais de seis meses, Cielo campeão olímpico e mundial dos 50 metros livres, garante uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG