Bicampeão olímpico chinês não pode treinar-se na Austrália devido a doping
Sun Yang, que enfrenta uma suspensão de três meses devido a consumo de doping, foi impedido de se treinar na Austrália, por ter que fazer exames na ASADA.
O diretor da Federação Australiana de Natação para a alta competição, Michael Scott, anunciou nesta quarta-feira que o chinês Sun Yang, campeão olímpico dos 400 e 1.500 metros livres, foi impedido de se treinar na Austrália.
O recordista mundial dos 1.500 metros acusou em maio um estimulante e foi suspenso por três meses pela Federação Chinesa de Natação, uma situação que impede agora Sun Yang de treinar na Austrália "para preservar a integridade da federação australiana", como explicou Michael Scott ao jornal Brisbane Courier-Mail.
Para usufruir dos centros de treino na Austrália, os nadadores estrangeiros têm de registar-se na Agência Australiana de Antidopagem (ASADA) para testes inopinados, exames que ficarão a cargo dos nadadores.
Apesar de ter sido suspenso em maio, o castigo de Sun Yang só foi tornado público a 24 de novembro, depois dos Jogos Asiáticos, nos quais o chinês conquistou três títulos.