Desporto
18 maio 2021 às 20h14

Sporting recebido esta quinta-feira às 16.00 na Câmara de Lisboa

Cerimónia de receção dos campeões nacionais na Praça do Município vai decorrer sem a presença de público

DN

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta terça-feira vai receber na quinta-feira às 16.00, na Praça do Município, a equipa de futebol do Sporting, que se sagrou campeã nacional.

"A equipa de futebol e dirigentes do SCP serão recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, na Praça do Município, onde terão lugar os discursos dos presidentes do Sporting Clube de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia exclusiva para convidados", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Depois do descontrolo nas comemorações do título por parte dos adeptos leoninos, a autarquia já tinha anunciado no dia 12 que a cerimónia ia decorrer sem presença de público.

"Tendo em conta os acontecimentos da noite passada [dia 11], a Câmara Municipal de Lisboa decidiu alterar os moldes em que se vai processar a receção e homenagem nos Paços do Concelho ao campeão nacional de futebol - esse sim, um evento organizado pela autarquia", revelou a câmara liderada por Fernando Medina (PS) na altura, em comunicado.

Assim, ao contrário do que é tradição, "não será permitida a presença de adeptos na Praça do Município, bem como nas praças e ruas adjacentes, estando a cerimónia reservada a convidados e atletas do Sporting Clube de Portugal (em especial das escolas do Sporting), bem como aos órgãos de comunicação social".

Durante os festejos, milhares de pessoas concentram-se junto ao estádio do clube, no Campo Grande, quebrando todas as regras do estado de calamidade em que o país se encontra devido à pandemia de covid-19, em que não são permitidas mais de dez pessoas na via pública, nem o consumo de bebidas alcoólicas na rua.

A maioria dos adeptos não cumpriu também com as regras de saúde publica ao não respeitar o distanciamento social, nem o uso obrigatório de máscara.