Desporto
19 abril 2021 às 09h10

José Mourinho despedido do Tottenham sem títulos

Contratado em novembro de 2019, treinador não resistiu aos maus resultados.

DN

Acabou a ligação entre José Mourinho e o Tottenham. O clube londrino anunciou esta segunda-feira que as partes chegaram a acordo para a rescisão do contrato do técnico português.

"José e a sua equipa técnica estiveram connosco em alguns dos momentos mais desafiadores do clube. José é um verdadeiro profissional que demonstrou enorme resiliência durante a pandemia. Ao nível pessoal, gostei de trabalhar com ele e lamentamos que as coisas não tenham corrido como esperávamos. Ele será sempre bem-vindo e gostaríamos de agradecer a ele e à sua equipa técnica pela sua contribuição", referiu o presidente do clube, Daniel Levy.

Twittertwitter1384082806209355779

Depois de ter entrado a meio da temporada passada para o comando dos 'spurs', Mourinho deixa o clube londrino na sétima posição da liga inglesa e na final da Taça da Liga, marcada para domingo, tendo sido eliminado da Liga Europa e da Taça de Inglaterra.

Na sua passagem pelo Tottenham, Mourinho somou 44 vitórias, 19 empates e 23 derrotas, com 166 golos marcados e 103 sofridos, e sem conseguir levantar troféu algum. O último dos londrinos foi alcançado em 2008, com a vitória na Taça da Liga.

O melhor que o treinador luso conseguiu foi colocar a equipa em nova final da Taça da Liga inglesa, frente ao Manchester City, de Pep Guardiola.

A eliminação na Liga Europa perante o Dínamo Zagreb, nos oitavos de final, depois de uma vitória caseira por 2-0, e a campanha na Premier League, na qual a equipa segue no sétimo lugar, contribuíram para fim da relação contratual.

O empate a dois no campo do Everton, na sexta-feira, entra para a história como o último de Mourinho no Totenham, que apenas venceu um dos derradeiros seis jogos, tendo José Mourinho registado um recorde pessoal negativo de 10 derrotas na Premier League.

O Tottenham foi o oitavo clube da carreira de Mourinho, depois de Benfica, União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter Milão, Real Madrid e Manchester United.

Ao longo da carreira, Mourinho conquistou duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e os campeonatos em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra, entre outros troféus.