Desporto
11 junho 2021 às 11h09

Morreu Neno, o ex-guarda-redes tinha 59 anos

O antigo internacional português Neno, que foi guarda-redes no Benfica e no Vitória de Guimarães morreu na noite de quinta-feira aos 59 anos, de acordo com o comunicado do clube vimaranense.

Filipe Gil com Lusa

"É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o Vitória Sport Clube informa sobre o falecimento de Neno, histórica figura do clube e da cidade, que nos deixou na noite desta quinta-feira, aos 59 anos", lê-se no site oficial do Vitória Sport Clube (Guimarães).

Twittertwitter1403130621355040769

"Antigo guarda-redes, o internacional português representou o Vitória em três momentos da sua carreira, integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988. Foi também no Vitória que concluiu um longo e bonito percurso enquanto futebolista, mantendo-se ligado ao clube em variadas funções, que foram desde os relvados até à representação institucional", continua o Vitória Sport Clube.

Adelino Barros, mais conhecido por Neno, nasceu em 27 de janeiro de 1962 na Cidade da Praia em Cabo Verde. Representou o Barreirense, o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória de Guimarães e foi internacional por nove ocasiões pela seleção nacional portuguesa.

Conhecido como "o guarda-redes cantor" ou "o Julio Iglesias da baliza", Neno chegou a partilhar o palco com o músico espanhol e em 1996 lançou mesmo um álbum, Neno Neno Neno.

O Vitória de Guimarães recordou o caractér carismático e afável do antigo guarda-redes Neno, que morreu na quinta-feira, considerando que se tornou "um ícone da cidade".

"Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro", refere o clube.

O clube lembra que o antigo internacional português representou o Vitória em três momentos da sua carreira, "integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988".

"Foi também no Vitória que concluiu um longo e bonito percurso enquanto futebolista, mantendo-se ligado ao clube em variadas funções, que foram desde os relvados até à representação institucional", referem os vitorianos.

Para o clube, "a morte de Neno representa uma enorme perda coletiva, mas em especial para a sua família e amigos, a quem o Vitória manifesta as suas mais sentidas condolências".

"Nesta hora que é de luto, cumpre recordar e honrar o nosso Adelino Barros", concluiu o clube. De acordo com o jornal "O Minho", Neno morreu vítima de doença súbita.

O Benfica expressou o seu "profundo pesar" pela morte do antigo internacional português Neno, "um dos guarda-redes mais marcantes do futebol português".

"Para sempre ficarão na memória de todos os benfiquistas as grandes exibições que Neno protagonizou com a camisola do Benfica. Para sempre ficará também o talento de um dos guarda-redes mais marcantes do futebol português", lê-se numa nota publicada no site oficial das águias.

Os encarnados lembram os três campeonatos e as duas Taças de Portugal conquistadas por Neno no clube, no qual esteve de 1985 a 1987 e de 1990 a 1995.

"A todos os seus familiares e amigos, o Sport Lisboa e Benfica endereça, neste momento de grande consternação, as mais sentidas condolências por parte de toda a família benfiquista. A memória de Neno estará sempre entre nós", refere o clube.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, lamentou esta sexta-feira a morte do ex-guarda-redes Neno, que deixa "uma legado quase incomparável".

"Personalidade tão generosa nos afetos, deixa um legado quase incomparável de cavalheirismo, simpatia, alegria e bondade", referiu Gomes, numa mensagem publicada no site oficial do organismo.

Fernando Gomes lamentou "profundamente o desaparecimento tão precoce do Neno, uma personalidade incontornável na história do futebol português, quer pela sua grande carreira no campo, quer, principalmente, pelo seu enorme valor humano".

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou esta sexta-feira a morte de Neno, referindo que era um exemplo de "como se deve estar no futebol e na vida".

"Esta é uma daquelas notícias que não queremos, nem nunca estaremos preparados para receber. O Neno era um homem bom, íntegro, afável, solidário e com um enorme talento. Um exemplo para todos de como se deve estar no futebol e na vida", referiu Pedro Proença, numa mensagem nas redes sociais.

Proença explicou que Neno era um embaixador da LPFP, por ser uma pessoa cujas qualidades e características "transportavam para os melhores valores".

"Mas mais do que um embaixador, ou glória do futebol português, o Neno era, será sempre, um bom amigo. É com muita tristeza que escrevo estas palavras, e farei questão que a sua memória e o seu bom exemplo perdurem no tempo", frisou.

O presidente da Liga de clubes endereçou as suas condolências à família e amigos, referindo que o mundo "fica mais pobre".

O Vitória de Setúbal, clube que Neno representou em 1987/88, lamentou a perda do antigo guarda-redes, vitimado na quinta-feira por doença súbita, aos 59 anos.

"Neno era, sem dúvida, uma figura carismática e emblemática do futebol nacional e o mundo ficou mais pobre com a sua partida. Até Sempre, Neno!", assinalou o clube.

Na mesma nota, de condolências à família, amigos e colegas no Vitória de Guimarães, o clube lembra a passagem de uma época do guarda-redes pelo emblema sadino, quando tinha 25 anos.

O antigo internacional português Paulo Futre lamentou a morte de Neno, referindo que foi a "melhor pessoa" que conheceu no mundo do futebol, com Carlos Mozer a salientar que é uma "grande perda a todos os níveis".

Futre e Mozer jogaram com Neno no Benfica e ambos publicaram fotos em que estão junto ao antigo guarda-redes nas suas redes sociais, lamentando a morte.

"Deixou-nos a melhor pessoa que conheci no mundo do futebol. E conheci muita gente boa neste mundo, mas nenhum como o meu querido e grande amigo Neno. Todos aqueles que tivemos o privilégio de conhecer-te vamos ter muitas saudades tuas Neninho. Descansa em paz maninho", afirmou Paulo Futre.

Já Carlos Mozer considerou que é uma "grande perda", endereçando as suas condolências à família e amigos. "O Neno era e foi uma pessoa com um astral tremendo, educadíssimo, gentil, respeitoso, simpático, carismático e divertido, tudo o que na verdade gostaríamos de ser. Espero que Deus reconheça seu valor e lhe reserve um belo lugar para você descansar em paz", referiu o antigo central do Benfica.

O FC Porto lamentou a morte do antigo guarda-redes Neno e endereçou as suas condolências à família, destacando o seu "sorriso característico".

"O FC Porto expressa as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, com quem tantas vezes nos cruzámos dentro e fora do campo. Que a memória dos momentos, das histórias e do seu sorriso tão característico traga o conforto necessário neste momento difícil", refere uma mensagem do clube nas redes sociais.

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, mostrou-se "chocado" com a morte do antigo guarda-redes internacional português Neno, recordando a "jovialidade" do seu antigo vizinho na Praia.

"Chocado com a notícia da morte de Neno, cabo-verdiano que se notabilizou como guarda-redes do Benfica, do Vitória de Guimarães e da seleção portuguesa de futebol", escreveu Jorge Carlos Fonseca, na sua conta oficial na rede social Facebook.

Assumindo uma "consternação imensa" pela morte de uma "figura de uma simpatia e de uma jovialidade raras", o chefe de Estado cabo-verdiano recorda que Neno, os irmãos e os pais foram seus vizinhos durante "bons anos" na Praia.

"Conheci-o, ​​​​​​​ele menino, e, depois, cruzamo-nos nalgumas ocasiões, uma das quais no Porto, num evento em que estive já como Presidente da República, e onde ele animou o ambiente cantando como gostava muito de fazer", recordou Jorge Carlos Fonseca.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, lamentou a morte do antigo guarda-redes internacional português Neno, considerando que se trata de uma "perda coletiva e irreparável" para a família, amigos e Vitória Sport Clube.

Em comunicado, Domingos Bragança refere que Neno se tornou "uma referência do Vitória e da cidade de Guimarães, perante os laços que construiu ao longo da sua vida, sendo um autêntico embaixador" quer do clube, quer do concelho.

Para o autarca, Neno foi também "um exemplo no plano desportivo e social".

Recorda que o antigo guarda-redes esteve "sempre disponível para apoiar causas sociais e humanitárias com as mais diversas instituições de Guimarães e não só".

"Deu muito de si à sociedade, sempre à procura do bem, e com uma educação e alegria de viver contagiante", acrescenta.

O treinador Rui Vitória disse esta sexta-feira que o antigo futebolista Neno, que morreu na quinta-feira de doença súbita, aos 59 anos, era o tipo de pessoa "com quem todos deveriam ter o privilégio de privar".

"Que injustiça! Não devia ser possível levarem homens como o Neno. Era um homem fantástico! Daqueles com quem todos deveriam ter tido o privilégio de privar, nem que fosse por 5 minutos. Descansa em paz meu amigo", escreveu o treinador do Spartak Moscovo na rede social Instagram.

Rui Vitória foi treinador do Vitória de Guimarães, clube a que Neno estava ligado, como elemento ligado às relações institucionais, já depois de ter terminado a carreira de futebolista no emblema minhoto.

"Partiu um dos melhores seres humanos que conheci no futebol! Sei que daqui a uns tempos vou recordar-me das suas gargalhadas, daquela alegria única, do seu charme. Neste momento não quero ainda! Neste momento estou revoltado!", disse ainda Rui Vitória.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, lamentou a morte do antigo guarda-redes Neno e destacou a sua "simpatia e generosidade", considerando que desapareceu uma referência do futebol português,

"Fomos surpreendidos com a triste notícia do desaparecimento do Neno. Quero neste momento muito difícil prestar, em nome de toda a equipa do Sindicato dos Jogadores, uma sentida homenagem e destacar a elegância, a simpatia e generosidade com que o Neno sempre prendou todos os que com ele tiveram a oportunidade de privar", referiu Joaquim Evangelista, que lembrou que Neno foi presidente da Comissão Diretiva do Sindicato entre 1991 e 1993.

O presidente do sindicato lembrou a ligação de Neno ao Vitória de Guimarães e deixou uma palavra de condolências ao clube vimaranense, bem como à família e amigos.

"Em nome pessoal e em representação de todos os jogadores, deixo a toda a família e amigos do Neno um forte abraço, com profundo pesar por este desaparecimento tão precoce de um dos nossos. Que descanse em paz", concluiu.

O futebolista internacional português Ricardo Quaresma lamentou a morte do antigo guarda-redes Neno, lembrando a alegria com que o ex-jogador contagiava todos.

"Partiu um dos nossos. O Neno tinha sempre o sorriso que nos enchia de motivação e alegria. Um grande guarda-redes e um ser humano com um coração ainda maior", escreveu Quaresma na rede social Instagram.

O extremo chegou na última época ao Vitória de Guimarães, clube em que Neno terminou a carreira em 1998/99 e no qual foi também treinador de guarda-redes e já nos últimos anos dirigente para as relações institucionais.

O Sporting de Braga lamentou profundamente a morte de Neno, destacando o "enorme respeito" que o antigo guarda-redes internacional português "sempre mostrou" pelos seus adversários, "dentro e fora do campo".

"O Sporting de Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Neno e endereça à família, aos amigos e ao Vitória SC [de Guimarães] as mais sentidas condolências", pode ler-se numa curta nota de pesar.

Para os bracarenses, "esta é uma notícia que abala todo o futebol português, pois Neno sempre mostrou um enorme respeito pelos seus adversários e por todas as instituições desportivas, dentro e fora de campo".

(Notícia atualizada às 10:30)