Desporto
11 maio 2021 às 17h58

Benfica vence Nacional e mantém-se na luta pela entrada direta na Champions

Os madeirenses foram para o intervalo em vantagem, mas nos últimos 12 minutos os encarnados deram a volta ao marcador com Gonçalo Ramos em destaque.

DN/Lusa

O Benfica foi esta terça-feira à Madeira vencer o Nacional por 3-1, em jogo da 32.ª jornada da I Liga. Um resultado que mantém a equipa treinada por Jorge Jesus ainda com esperança em chegar ao segundo lugar, que dá acesso à entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época, enquanto a equipa madeirense vê a descida à II Liga cada vez mais perto.

O Nacional, a necessitar imperiosamente de vencer para ainda poder acalentar o sonho de se manter na I Liga, entrou melhor no jogo, mais agressivo e incisivo e logo aos cinco minutos, Pedro Mendes deu o primeiro sinal de perigo. Três minutos volvidos, Brayan Riascos obrigou Helton Leite a uma grande intervenção. Na sequência do canto, a bola sobrou para o mesmo Riascos, que com o peito enviou a bola ao poste, surgindo na recarga Pedrão para abrir o marcador.

Todavia, com o decorrer dos minutos, o Benfica foi passando a deter uma maior fatia de domínio do jogo e no espaço de um minuto Seferovic poderia ter restabelecido a igualdade, primeiro a não chegar a tempo a uma assistência de Franco Cervi e depois a cabecear sobre a barra, após um centro de Nuno Tavares. Mas foi o Nacional quem esteve mais perto de voltar a marcar, à passagem dos 33 minutos, com Éber Bessa a surgir isolado, mas a não conseguir superar Helton Leite.

Insatisfeito com o rendimento da equipa, Jorge Jesus deixou no balneário Cervi, Pedrinho e Chiquinho, lançando Grimaldo, Pizzi e Everton. Acabou por ser o Nacional a entrar melhor no segundo tempo, com Helton Leite a evitar o autogolo de Otamendi. Contudo, a partir desse momento, o Benfica assumiu as despesas do jogo, com o Nacional a procurar em transições criar problemas à defesa do Benfica.

Jorge Jesus arriscou tudo, com a entrada de Darwin Nuñez em detrimento de Gilberto. A pressão intensificou-se, mas o Nacional mantinha-se equilibrado e compacto.

Mas o Benfica haveria de em pouco tempo dar a volta ao marcador. Aos 78 minutos, Everton cruzou para a área e Pedrão desviou para a sua baliza, restabelecendo a igualdade. Dois minutos depois, o recém-entrado Gonçalo Ramos consumou a reviravolta no marcador, após assistência de Darwin Nuñez.

O Nacional tentou reagir, mas ofereceu espaços que até aí não tinha concedido e voltou a sofrer um novo golo, num rápido contra-ataque que foi finalizado novamente por Gonçalo Ramos, que marcou os seus dois primeiros golos na I Liga esta época, na qual totaliza 15 divididos entre Taça de Portugal (2) e II Liga pela equipa B (11).

Após este jogo, e com dois jogos por disputar, a equipa madeirense mantém-se no último lugar a seis pontos do 16.º lugar, que dá acesso ao play-off de manutenção, a única via pela qual a formação de Manuel Machado pode evitar o regresso à II Liga, um ano depois.