A teia irlandesa que vai de Jersey a Alvalade e passa por Mendes

"Super-agente" de Cristiano Ronaldo e José Mourinho está ligado a empresas sediadas em paraíso fiscal que alimentaram fundos irlandeses que ajudaram a comprar dez jogadores do Sporting

Jorge Mendes é conhecido como o melhor agente do mundo do futebol, muito por culpa dos valores astronómicos pelo qual é capaz de transferir os seus jogadores. Tem uma carteira com 58 jogadores. Porém, se são conhecidos os seus negócios na qualidade de agente, passam mais despercebidas as ligações que tem a fundos de investimento.

O agente de Cristiano Ronaldo e José Mourinho é o proprietário da Sociedade Start B.V., sediada na Holanda, que é a empresa-mãe da Start, SGPS, com sede no Porto. Por sua vez, a empresa portuense detém a Gestifute (Gestão de Carreiras) na totalidade, aos quais se somam 49,9% de uma imobiliária (a T23, onde Sandra Mendes é presidente e Jorge Mendes vogal), 40% da Polaris Sports e 95% da Gestifute International, que tem como diretor Luís Correia (braço-direito de Jorge Mendes), Andy Quinn e Liam Grainger.

É precisamente na Gestifute International, sediada na Irlanda, que começam as ligações a fundos, nomeadamente aos que derivam da Quality Sports Investments (ver infografia) - fundo ligado ao ex-manager do Chelsea, Peter Kenyon.

Leia mais no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG