Como o sul da Europa vai ganhando terreno ao Japão na esperança de vida

Apesar de os japoneses serem conhecidos como os cidadãos centenários em todo o mundo, devido à elevada esperança média de vida que possuem, um recente estudo sugere que daqui a 20 anos não será bem assim. De acordo com investigadores norte-americanos, há um país que, até 2040, irá ultrapassar o Japão, tornando-se o cantinho do mundo onde os cidadãos viverão por mais tempo. Que país é esse? Espanha. Sim, a nossa vizinha Espanha que, neste momento, se encontra na quarta posição do ranking de países com maior esperança média de vida, pode muito bem estar em primeiro lugar daqui a […]

Para saber mais clique aqui: www.delas.pt

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.

Premium

Viriato Soromenho Marques

Erros de um sonhador

Não é um espetáculo bonito ver Vítor Constâncio contagiado pela amnésia que tem vitimado quase todos os responsáveis da banca portuguesa, chamados a prestar declarações no Parlamento. Contudo, parece-me injusto remeter aquele que foi governador do Banco de Portugal (BdP) nos anos críticos de 2000-2010 para o estatuto de cúmplice de Berardo e instrumento da maior teia de corrupção da história portuguesa, que a justiça tenta, arduamente, deslindar.