Uma música por dia: The Beatles, "Eleanor Rigby"

Em agosto de 1966, os Beatles fizeram a sua terceira digressão nos EUA. A última da sua carreira.

Para os Beatles, agosto significava América. Foi assim em 1964, o ano da "invasão britânica". Foi assim em 1965, o ano de Help! e da consolidação do sucesso. E foi assim em 1966, o agosto de todas as polémicas, como aquela em que John Lennon insinuou que os Beatles era mais populares do que Jesus Cristo. De 12 a 29 de agosto, o grupo apresentou a sua terceira digressão na América do Norte que (eles não o sabiam na altura mas) haveria de ser a sua última digressão. Com 17 concertos nos Estados Unidos e dois no Canadá, o grupo trazia na bagagem o recém-lançado Revolver.

As muitas histórias das digressões estão excelentemente contadas no documentário The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years, que Ron Howard lançou em 2016.

Se quisermos uma música que sirva como memória desses dias, podemos escolher Eleanor Rigby. De autoria de Lennon e McCartney e incluída no álbum Revolver, Eleanor Rigby é exatamente o oposto do caos e do ruído que os Beatles viveram nessa conturbada digressão americana. Na gravação, Paul, John, George e Ringo contaram com a participação de um ensemble de cordas que faz toda a diferença. Dois anos depois, o tema iria também aparecer no filme de animação Yellow Submarine.

Ler mais

Exclusivos