Ucrânia desiste da Eurovisão em 2019

Tensões políticas com a Rússia fizeram com que os ucranianos abandonassem a Eurovisão em Israel a 18 de maio.

"Sou música. Não um instrumento do palco político", escreveu a cantora pop Anna Korsun, mais conhecida como Marov, num comunicado, citado pela BBC. Marov foi a escolhida pelo público ucrâniano para representar o país no Festival da Eurovisão 2019, em Telavive, mas desistiu esta terça-feira, dizendo que se recusa a ser uma "ferramenta política". Pediram-lhe que assinasse um contrato que a proíbia, entre outras coisas, de atuar na Rússia antes da Eurovisão.

A emissora nacional ainda contactou os segundo e terceiro classificados para substituírem a cantora, mas os outros concorrentes declinaram o convite e a estação televisiva acabou por decidir ficar de fora da Eurovisão este ano. "Teríamos ficado honrados em representar a Ucrânia, mas não precisamos de uma vitória a qualquer custo. A nossa missão é unir as pessoas através da música, não é semear a discórdia", escreveu o ator Kazka na rede social Instagram.

E como a decisão da estação televisiva ucraniana não foi bem aceite por todos, esta ficou ainda de promover uma série de debates para apaziguar os cidadãos. Também o especialista na Eurovisão Paul Jordan, que tem uma dissertação publicada sobre a participação da Ucrânia no concurso europeu, admitiu que ficou desiludido com a notícia. "Foi uma provocação. Acho que teriam boas hipóteses de marcar", disse.

Ucrânia e Rússia estão de costas voltadas desde a anexação russa da Crimeia, em 2014. Em novembro do ano passado, três navios de guerra ucranianos foram capturados pelos russos quando tentavam passar do Mar Negro para o de Azov.

O conflito não dá tréguas nem para a Eurovisão; a Ucrânia fica de fora da 64.ª edição do concurso que vai acontecer no Centro Internacional de Convenções em Telavive a 18 de maio. Já as semifinais estão agendadas para os dias 14 e 16 de maio. Esta é a terceira vez que Israel recebe o Festival da Canção: em 1979 e 1999 Jerusalém foi o palco do concurso de música europeu.

Exclusivos