Premium Piano. João Vasco Almeida traz um '2016' em homenagem ao '1996', de Ryuichi Sakamoto

Chamou-lhe 2016 em homenagem ao 1996 do músico japonês e pelo meio juntou várias outras homenagens pessoais. É o primeiro disco de autor de João Vasco Almeida, pianista, mas também fotógrafo, designer e videasta/realizador.

"As inseguranças, perdi-as todas no momento em que decidi que ia fazer o disco." Assim resume João Vasco o salto por meio do qual se fez autor e compositor: "Houve um momento em que senti a compulsão de me virar sobre mim próprio e seguir em frente com confiança, sem precisar do conselho de mais ninguém."

E assim nasceu 2016, apresentado há uns meses, em estreia, na Casa André de Gouveia, em Paris e no novo Museu dos Coches e já disponível nas lojas e nas plataformas digitais, Spotify incluído. O projeto conta com a colaboração do violinista Pedro Lopes e do violoncelista Fernando Costa, escolhidos "por serem músicos versáteis e capazes de habitar esta estética, na qual é preciso um gesto diferente, mais flexível do que o clássico, mais distante do que aquilo que figura na partitura. Ao mesmo tempo, são capazes de perceber as minhas intenções e orientações, desta feita na qualidade de compositor", pois foi preciso, diz, "trazê-los para o meu universo".

Ler mais

Exclusivos