Premium

Joana Vasconcelos

"Os homens morrem do coração porque lhes é dito que sentir é mau"

Foi a primeira a expor no Guggenheim. Agora a sua exposição "I'm Your Mirror" estará em Serralves. Uma conversa sobre a sua obra, o feminismo e os portugueses.

"Olá Joana", "Joana, já aqui estás?", "Joana, olha." Joana, Joana, Joana. Não há lugar do Museu de Serralves onde não a chamem. De repente, Joana Vasconcelos oferece, inadvertidamente, um retrato de si mesma. Está numa ampla sala a cantar La Vie en Rose enquanto vai passando plástico transparente em torno daquelas centenas de espelhos que formam a monumental obra I'mYour Mirror. Aquela enorme máscara veneziana está ali para nos dizer que, na verdade, as máscaras já não existem, caíram todas. Ela está ali.

A obra é ela, ela é a obra, e a vida, se tem cor, é rosa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?