Uma música por dia. Napalm Death, "Will by Mouth"

Há precisamente seis anos, os pais do grindcore lançavam um split com os Converge, pretexto ideal para fazer o que provavelmente nunca foi feito: iniciar uma rubrica de verão com metal extremo.

Há que aproveitar a oportunidade e todos os pretextos são bons. Mal chegou o convite para sugerir músicas ligadas ao mês de agosto, tive uma só certeza: a minha lista teria de começar pelos Napalm Death, antes que alguém se arrependesse de me ter pedido para iniciar esta rubrica. A MPB e o indie rock à la Arcade Fire podem esperar por outras semanas.

A ideia inicial era começar pela versão extrema de Nazi Punks Fuck Off, original dos Dead Kennedys, mas a obrigação de fazer a ponte com o mês do calor levou a este atalho até Will by Mouth, música menos conhecida dos pais do grindcore, lançada faz hoje precisamente seis anos num split com os Converge. A agressividade e a militância política estão lá todas e, como também já queria fazer, deixam que acabe com a orgulhosa frase de Mark 'Barney' Greenway, que é ela própria um manifesto político que resume a carreira da banda britânica: "Say it loud, say it proud, nazi punks fuck off".

Ler mais

Exclusivos