Morna é música, mas também luz e circo

A história da morna vai ser contada em Lisboa através do canto e das artes circenses. O espetáculo chama-se "De lira com morna" e vai acontecer a 28 de julho.

A morna, musica tradicional de Cabo Verde, terá uma roupagem diferente no "De lira com morna", como uma coreografia de jogos de luz, acrobacias e canto.

"É um elogio à morna no ano em que a sua candidatura a Património da Humanidade foi entregue na UNESCO", referem os promotores do espetáculo, agendado para dia 28 de julho, às 21.30, no Cinetearo D. João V, na Damaia (concelho da Amadora).

O violinista Tó Barbosa é um dos artista presentes, numa noite em que também se vai ouvir a viola e o cavaquinho.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.