Madonna homenageia Celeste Rodrigues

Rainha da pop cria uma "story" no Instagram em memória da fadista que morreu esta quarta-feira

A cantora Madonna, que está de férias no Malawi, prestou esta quarta-feira à noite homenagem a Celeste Rodrigues com uma singela publicação no Instagram Stories.

A fadista, irmã de Amália Rodrigues, morreu esta quarta-feira, aos 95 anos.

O curto vídeo contém uma única fotografia, de Madonna com a fadista tirada na casa de fados Mesa de Frades, em Alfama, uma das vezes que a rainha da pop e a fadista estiveram juntas. Veja aqui:

Sobre a imagem, Madonna escreve as iniciais de Descansa em Paz e simboliza, através de emoticons, que o fado é rei e a celebração de Portugal.

Madonna e Celeste Rodrigues encontraram-se na Mesa de Frades em dezembro do ano passado, tendo na altura a cantora norte-americana convidado a fadista a ir passar o ano com ela a Nova Iorque, convite que foi aceite.

A cantora norte-americana partilhou no Instagram um vídeo do momento em que cantou com a fadista "Can´t Help Falling in Love", de Elvis Presley. "É maravilhoso sentar-me ao lado desta lenda viva, Celeste Rodrigues, e cantar com ela. Uma das minhas músicas favoritas. Com o guitarrista Tumiko!", escreveu Madonna sobre aquela noite de fados em Alfama.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.