Homenagem Xutos' 1000 em vídeo

O projeto Xutos' 1000 chega ao fim com a publicação do vídeo de um mega coro de fãs, cantores e instrumentistas.

Fãs dos Xutos & Pontapés juntaram-se há um mês no Campo de Jogos do Pragal, em Almada para homenagear Zé Pedro e, com ele, os Xutos & Pontapés. É o projeto Xutos' 1000, que agora chega ao fim com a publicação do vídeo.

"Não sou o único", com letra de José Pedro, foi a música escolhida para a homenagem, mas não foi a única. Os fãs não arredaram pé sem cantar "Minha casinha", a segunda música do vídeo, divulgado esta quarta-feira à noite.

A iniciativa começou com uma ideia de Pedro Frazão, após a morte do guitarrista, em novembro, acabando por reunir 700 fãs do grupo de rock, entre cantores e instrumentistas, de todas as idades, alguns tendo mesmo vindo do estrangeiro.

Inspira-se numa ação semelhante realizada em 2015 por mil músicos, em Cesena, Itália, que interpretaram "Learn to fly" para convencer o grupo rock norte-americano Foo Fighters a tocar naquela localidade.

Três meses depois, o grupo começou a digressão europeia em Cesena.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.