Banksy mostra como autodestruiu obra de arte vendida por 1, 2 milhões

O artista de Bristol cuja identidade nunca foi oficialmente revelada, escreveu no Instagram: "Going, going, gone..." (a ir, a ir, foi). Isto ao mesmo tempo que o leiloeiro dizia "dou-lhe uma, dou-lhe duas... três, vendido".

A obra Girl With Balloon (2006), uma das obras mais célebres de Banksy autodestruiu-se depois de ser vendida por mais de 1 milhão de libras (1,2 milhões de euros), num leilão, em Londres. O que ninguém esperava é que a obra fosse retalhada ao vivo e a cores, graças a uma trituradora de papel escondida na moldura, ativada assim que o martelo assinalou a venda.

O artista de Bristol cuja identidade nunca foi oficialmente revelada, escreveu no Instagram: "Going, going, gone..." (a ir, a ir, foi). Isto ao mesmo tempo que o leiloeiro dizia "dou-lhe uma, dou-lhe duas... três, vendido" e a destruidora de papel escondida na moldura era ativada. O público assistiu assim, perplexo, à destruição da pintura em grafite e acrílico.

Horas depois, Banksy explicou no Instagram como o fez, publicando um vídeo do momento, dando ideia que ele estaria na sala. Como acionou o mecanismo que destruiu a peça ainda é uma incógnita.

Veja aqui:

Ler mais

Exclusivos

Premium

Monsanto

"Nunca pensei desistir." O jardineiro que derrubou a Monsanto

Não é um homem rico, como muitos pensam, porque ainda não recebeu a indemnização da Monsanto. Nem sabe se viverá o suficiente para assistir ao acórdão final do processo que travou contra a gigante agroquímica, dona da marca RoundUp. Ainda assim, sabe que já fez história. Na luta contra um cancro (linfoma não Hodgkin), diz que tem dores, altos e baixos, mas promete não desistir. Se houvesse cura, Dewayne Lee Johnson gostaria de criar uma fundação e dedicar-se mais à música e à arte.