Revelada causa da morte da vocalista dos Cranberries

Cantora morreu afogada na sequência de uma intoxicação alcoólica. As autoridades, que nunca consideraram a morte suspeita, concluem que foi acidental

Rui Salvador
© REUTERS/Arben Celi

Dolores O'Riordan, vocalista da banda irlandesa The Cranberries, morreu a 15 de janeiro de 2018, aos 46 anos, numa altura em que estava em Londres para gravações. Agora, surgiu a confirmação da causa da morte. A artista, que foi encontrada submersa na banheira, afogou-se depois de beber uma quantidade excessiva de bebidas alcoólicas.

De acordo com o jornal Guardian, foi revelado em tribunal por um médico legista que Dolores O'Riordan tinha 330 mg de álcool por 100 ml de sangue.

As autoridades, logo após a morte, já haviam referido que a morte não era suspeita, o que foi confirmado agora pelos exames postmortem, que concluem que a cantora morreu afogada devido a uma intoxicação alcoólica.

"Não existe evidência de que isto tenha sido mais do que um acidente. Não houve intenção, foi apenas um acidente trágico", afirmou Shirley Radcliffe, responsável por apurar as causas da morte.

Em tribunal foi também revelado que a artista lutou contra uma doença bipolar e problemas com o álcool. Em setembro de 2017, escreveu uma carta de suicídio enquanto bebia e tomava lorazepam, um medicamento.

Formada em 1989, a banda de 'pop/rock' tornou-se mundialmente conhecida na década de 1990, com o álbum "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?".

"Something Else" é o mais recente álbum da banda, editado em abril do ano passado, que inclui três novos temas e no qual revisitou alguns dos seus sucessos, acompanhada pela Orquesta de Câmara Irlandesa.

A banda atuou em Portugal em 2009, no Campo Pequeno, em Lisboa, e no ano passado cancelou a sua atuação em Cantanhede, na Beira Litoral, no âmbito da Expofacic.

The Cranberries, que protagonizaram êxitos como "Zombie", "Dreams" ou "Linger", venderam em todo o mundo mais de 40 milhões de discos.

A banda irlandesa tinha-se dissolvido em 2002, e voltou a reunir-se em 2009, realizando então uma digressão mundial, que passou por Portugal. Em 2012, editou o álbum "Roses".

Em maio do ano passado a banda iniciou uma digressão europeia, tendo, entretanto, cancelado algumas atuações, devido a problemas de saúde da vocalista.

Dolores O'Riordan nasceu em Limerick, no sudoeste da República da Irlanda. Durante os anos de interregno da banda, editou dois álbuns a solo, "Are You Listening?" (2007) e "No Baggage" (2009).

Com Lusa