Cultura
19 maio 2022 às 15h56

Morreu Vangelis, autor da música do filme "Momentos de Glória"

Compostor grego tinha 79 anos.

DN

Vangelis, compositor grego autor da banda sonora do filme Momentos de Glória (ganhou na altura o Óscar para melhor banda sonora), morreu na noite de terça-feira aos 79 anos, informou a agência de notícias grega Athens News Agency.

Vangelis foi ainda responsável pela banda sonora de filmes como "Blade Runner" e "Cristóvão Colombo" - esta última usada vários anos em comícios do Partido Socialista (PS). Foi também o autor da música oficial do Mundial de futebol de 2002.

YouTubeyoutube8a-HfNE3EIo

Vangelis iniciou a sua carreira solo com temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif, em 1973. O seu primeiro álbum a solo oficial ("Earth") foi gravado em 1974. Na mesma altura, participou em ensaios com a banda de rock progressivo Yes. Embora nunca tenha feito parte da banda, tornou-se amigo do cantor Jon Anderson, com quem trabalhou várias vezes.

Quando se mudou para Londres, Vangelis assinou um contrato com a RCA Records, montou o seu próprio estúdio, o (Nemo Studios), e começou a gravar um série de álbuns importantes de música eletrónica. Músicas do aclamado álbum "Heaven and Hell", de 197,5 foram mais tarde utilizadas como tema da série "Cosmos", de Carl Sagan.

Tópicos: Cultura, Vangelis, música