Cultura
17 janeiro 2022 às 11h01

Morreu o cantor e músico Armando Gama. Tinha 67 anos

Armando Gama interpretou "Esta balada que te dou", canção com a qual venceu o Festival da Canção de 1983.

DN com Lusa

O cantor e músico Armando Gama morreu na madrugada desta segunda-feira no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, vítima de doença prolongada, informou uma fonte da família, avançou a SIC Notícias. Tinha 67 anos.

Armando Gama interpretou "Esta balada que te dou", canção com a qual venceu o Festival da Canção de 1983. O tema ficou em 13º lugar no Festival da Eurovisão de Munique, na Alemanha.

A canção foi editada em 17 países e alcançou o top de vendas, entre outros países, na Bélgica. Em Portugal, vendeu 80 000 exemplares.

Numa mensagem de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou condolências à família de Armando Gama.

Na nota, refere-se que Armando Gama, "nascido em Luanda, veio para Portugal em 1974, tornando-se uma figura do rock progressivo com os Tantra".

"Produziu discos de diversos artistas da música popular portuguesa e gravou, em duo ou a solo, alguns êxitos, dos quais lembraremos sobretudo 'Esta balada que te dou', canção que escreveu e interpretou, e com a qual venceu o Festival da Canção em 1983", acrescenta-se.

Nas redes sociais multiplicaram-se as reações à morte do músico e cantor. "O querido Armando Gama mudou-se esta noite para palcos mais celestiais. Fica a memória de um impecável colega e de um querido amigo", escreveu Herman José no Facebook.

A ex-mulher de Armando Gama também homenageou o músico nas redes sociais. Valentina Torres esteve casada durante mais de 20 anos com Armando Gama, com quem teve dois filhos.

Nascido em Luanda, a 1 de abril de 1954, Armando Gama iniciou o percurso musical cedo, começando a tocar harmónica em família em 1959.

Em 1970, formou o conjunto LoveBirds e, no ano seguinte, o duo Marinho&Gama, que gravou um 'single' com dois temas de sua autoria: "Menino" e "Spanish Garden".

Em 1974, passou a residir em Lisboa, onde contactou com o mundo musical e constituiu, em 1976, o grupo Tantra, um projeto de rock sinfónico, com Manuel Cardoso, tendo gravado um 'single' e um álbum para a discográfica Valentim de Carvalho.

Dois anos depois, com Kris Kopke, formou o duo Sarabanda e assinou com a editora discográfica PolyGram a convite do produtor Tozé Brito.

No ano de 1980, Armando Gama divide-se entre orquestrador e produtor, tendo produzido nomes como Dina (1956-2019), Mário Mata, Dino Meira (1940-1993), o quarteto Doce, Trio Odemira e Nicolau Breyner (1940-2016).

Gama deu ainda voz ao tema principal da série animada infantil "Bana e Flapi", baseada no livro "Bannertail: The Story of Gray Squirrel" (1922), de Ernest Thompson Seton, e a todas as canções de outra série animada infantil, "Sport Billy", que marcou presença na RTP de setembro de 1980 a novembro do ano seguinte.

Em 1982, gravou o seu primeiro disco a solo, o álbum "Quase Tudo", pela discográfica Rádio Triunfo.

Em 1986, gravou os 'singles' "No teu Abraço" e "Adoro Chopin" e, no ano seguinte, iniciou gravações de uma série de espetáculos com Valentina Torres, ex-locutora da RTP, com quem viveu de 1983 a 2010. Desta relação, o casal teve dois filhos, Ana Carolina e António.

Armando e Valentina interpretaram "Sonho de Natal" (1988), "Maria Linda" (1989), "Menina agarra o teu rapaz" (1991), e em 1993 Armando Gama concorreu ao Festival RTP da Canção com "Se Eu Sonhar", que se ficou pela semifinal.

Em 1999 começou a atuar, regularmente, como pianista no Casino Estoril, nos arredores de Lisboa, onde se manteve até julho de 2008. Em maio de 2006, apresentou o espetáculo "Armando Gama o 5º Beatle", que foi mantendo esporadicamente, e gravou um DVD no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

A partir de abril de 2009, atuou ao piano, regularmente à noite, no Palácio de Seteais, em Sintra, também no distrito de Lisboa.

Em 2009, voltou a concorrer ao Festival RTP da Canção com "Amor mais que Perfeito", que chegou à semifinal.

Armando Gama foi-se mantendo em atividade com atuações em quarteto -- Virgílio Marujo na bateria, Zé Pinho na guitarra, Nélson Oliveira no baixo, e Gama, ao piano -, com a banda Revival e a solo, atuando com regularidade no bar Xafarix, em Lisboa, além de atuar em todo o país e algumas vezes além-fronteiras.

Armando Gama e Valentina Torres separaram-se em 2010, e o músico iniciou uma relação em 2011 com uma fã, Bárbara Barbosa, com quem teve um filho, tendo sido pautada por acusações ao cantor de violência doméstica, tendo chegado a ser detido pela GNR a 9 de janeiro de 2020.

Tópicos: Óbito, música, Cultura