Cultura
02 junho 2023 às 22h08

Já são conhecidos os finalistas do Livro do Ano Bertrand

Fundadora do Clube das Mulheres Escritoras, Filipa Fonseca Silva, está entre os nomes escolhidos na Ficção Nacional, ao lado de Lídia Jorge, José Rodrigues dos Santos, João Tordo ou António Lobo Antunes, entre outros.

São quatro mulheres e cinco homens, um deles figurando com duas obras, os portugueses escolhidos para figurar na lista de finalistas do Prémio Livro do Ano Bertrand, na categoria de Melhor Ficção Lusófona. A Lídia Jorge (Misericórdia), Filipa Fonseca Silva (O Elevador), Carmen Garcia (A Última Solidão) e Isabela Figueiredo (Um Cão no Meio do Caminho), juntam-se João Tordo (Naufrágio e Cem Anos de Perdão), José Rodrigues dos Santos (A Mulher do Dragão Vermelho), Ricardo Araújo Pereira (Ideias Concretas Sobre Vagas), Rodrigo Guedes de Carvalho (Cuidado com o Cão) e António Lobo Antunes (O Tamanho do Mundo). Um dos livros será o grande vencedor do ano nesta categoria.

De assinalar que uma das escritoras escolhidas é a fundadora do recente Clube das Mulheres Escritoras. Aos 44 anos, Filipa Fonseca Silva, que já publicou três romances, dois livros de humor e inúmeras crónicas, contos e ensaios, decidiu lançar esta iniciativa no Dia da Mulher, depois de uma ação na editora Penguin. Conforme contou ao DN na semana passada, "a ideia partiu de mim porque já escrevo há muitos anos, mas não tinha muita exposição, tal como outras autoras. No ano passado, conheci pessoalmente Helena Magalhães, depois Maria Isaac e Maria Francisca Gama. Percebemos que de facto tínhamos muitas coisas que podíamos dizer e que nos podíamos ajudar umas às outras" (leia aqui).

Desde dia 8 de março, o clube cresceu e tem já 29 autoras filiadas, cujo objetivo comum é ajudar-se e a outras autoras na sua paixão comum, a escrita.

Já neste ano, Filipa Fonseca Silva publicou um novo romance, E Se Eu Morrer Amanhã? , partindo de uma história verídica que pretende "desmistificar o tabu sobre a sexualidade das mulheres numa idade mais avançada". A autora foi a primeira portuguesa a chegar ao top 100 de livros mais vendidos da Amazon, na categoria de ficção para mulheres, com a versão inglesa do livro Os 30 - Nada É Como Sonhámos.

Iniciativa da livraria com o mesmo nome, o Prémio Livro do Ano Bertrand distingue desde 2017 "obras literárias de ficção e, a partir desta edição, de não ficção". Trata-se do primeiro prémio literário em Portugal atribuído pelos livreiros e pelos leitores Bertrand, explica a organização, que pré-selecionou 340 publicações editadas ou reeditados em 2022 para levar a votação em sete categorias: 1) Melhor livro de ficção lusófona; 2) Melhor livro de ficção estrangeira; 3) Melhor reedição de grandes obras de literatura (lusófona/autores estrangeiros); 4) Melhor livro de poesia (lusófona/autores estrangeiros); 5) Melhor livro de não ficção (lusófona/autores estrangeiros); 6) Melhor livro infantil; 7) Melhor banda desenhada e novela gráfica. 

Os finalistas das sete categorias estão agora a votos para escolher os vencedores do Prémio Livro do Ano Bertrand, em exclusivo para livreiros e leitores da livraria e editora, aqui. Conheça também, na página da Bertrand, os finalistas das restantes categorias.

Tópicos: Cultura, Livros