"Vulcan" venceu concurso para batizar lua de Plutão

O concurso na Internet para batizar duas luas de Plutão já terminou e o vencedor é: Vulcan -- como o planeta natal do Sr. Spock de Star Trek - O Caminho das Estrelas. Em segundo lugar, a mais de 250 mil votos de distância, ficou Cerberus (o cão de três cabeças que guarda as portas do submundo, na mitologia greco-romana).

O concurso online, lançado pelo SETI (ler notícia relacionada) decorreu no site Pluto Rocks, onde se pode ver os resultados.

A ideia de batizar um dos satélites (P4 ou P5) com o nome "Vulcan" ganhou impulso após o ator William Shatner - o capitão Kirk de Star Trek - ter apelado nas redes sociais, no início do mês, à escolha deste nome.

No entanto, a referência não é, necessariamente, à série de ficção científica. Vulcan - versão inglesa de Vulcano - era o deus do fogo dos romanos, filho de Júpiter. Assim, caso o nome seja aceite, não se quebrará a tradição de batizar os planetas e satélites do sistema solar com nomes mitológicos.

Resta agora esperar que a União Astronómica Internacional aceite as novas designações, um processo que, segundo o SETI, pode demorar até dois meses.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG