Vaivém Discovery deve iniciar terça-feira nova missão

A NASA deu hoje luz verde à continuação da contagem decrescente para o lançamento na terça-feira do vaivém Discovery em direcção à Estação Espacial Internacional, com sete astronautas a bordo.

Os responsáveis da missão indicaram que não há obstáculos técnicos que impeçam a descolagem prevista para 25 de Agosto, à 01:36 locais (06:36 em Lisboa), partindo do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, Flórida.

As previsões meteorológicas também melhoraram, com 80 por cento de condições favoráveis, face a 70 por cento na sexta-feira, indicou a meteorologista Kathy Winters.

Apesar disso, há algum risco de tempestade hoje ao final da tarde (hora local) que poderá interferir com o abastecimento do depósito externo do vaivém.

Se esta operação for comprometida pelo mau tempo e se atrasar mais de três horas, o lançamento poderá ser atrasado 24 horas.

Os problemas em torno de um interruptor que controla a electricidade na nave espacial já foram ultrapassados, indicou Mike Moses, director da equipa responsável pela missão.

A Discovery deverá levar para a estação espacial alimentos e equipamento diverso, incluindo uma passadeira de jogging.

A missão deverá durar 13 dias, estão previstos três passeios espaciais e a bordo do Discovery segue também um novo membro da tripulação da estação, a norte-americana Nicole Stott, que vai substituir como engenheira de voo o seu compatriota Tom Kopra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG