UE quer avaliar qualidade da água potável

A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública sobre a política da água potável na UE para melhorar o acesso de qualidade a todos os cidadãos.

Este processo visa proporcionar uma melhor compreensão dos cidadãos e das partes interessadas sobre a necessidade e possíveis ações que podem ser tomadas para melhorar o abastecimento de água potável de alta qualidade. Questões como o atual nível de qualidade da água potável, as suas principais ameaças e as necessidades de informação dos cidadãos estão contempladas no questionário, disponível aqui. A consulta decorre até dia 15 de setembro.

O comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potoènik, explicou que "o abastecimento seguro de água potável de boa qualidade em toda a UE é um resultado importante obtido pela legislação da UE. Mas temos de enfrentar os desafios futuros e responder às preocupações expressas no âmbito da presente iniciativa de cidadania europeia".

"A conclusão desta primeira iniciativa bem-sucedida, em que a Comissão expôs a forma como tenciona responder, constituiu, na realidade, apenas o início do processo. Agora estamos a começar a cumprir as nossas promessas. Esta é uma nova prova do impacto real que uma iniciativa de cidadania europeia pode ter no processo de decisão europeu.", declarou o vice-presidente e comissário responsável pelas Relações Interinstitucionais e Administração, Maros Sefèoviè.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG