Windows 8.1 chega amanhã - Saiba o que muda

Anunciada no dia 14 de maio deste ano, a nova versão do sistema operativo da Microsoft, chamada Windows 8.1, chega amanhã ao público. Será gratuito para quem já tem o Windows 8.

Foi há menos de um ano que o Windows 8 foi lançado no mercado. Um sistema operativo revolucionário, obteve opiniões muito diversificadas por parte do público. Alguns adotaram com facilidade a nova interface gráfica, que rompe completamente com o aspeto tradicional do Windows e aproxima-o mais dos 'tablets' e 'smartphones', mas muitos odiaram o facto de o tradicional botão Iniciar do ambiente de trabalho ter desaparecido.

O Windows 8.1 vem agora incluir mais opções de personalização, traz melhorias nas aplicações padrão, melhor integração com a Skydrive e, sobretudo, vem dar voz às queixas por parte de alguns dos utilizadores do Windows 8 - traz de volta o botão Iniciar.

Algumas das novidades do Windows 8.1

- O regresso do botão Iniciar - Existente desde o Windows 95, o botão Iniciar que abre um gestor de programas desapareceu no Windows 8. A Microsoft ouviu os seus consumidores descontentes e o botão regressa agora no Windows 8.1.

- Arranque para o Ambiente de Trabalho - O Windows 8 continua a privilegiar o ecrã Iniciar, mas passa a permitir agora configurar o computador para abrir o Ambiente de Trabalho assim que o computador é ligado

- Mais opções de personalização - Vai ser possível, por exemplo, alterar o fundo na moderna interface gráfica. O ecrã de bloqueio poderá exibir fotografias do Skydrive ou as fotografias armazenadas na memória do aparelho. No caso do 'tablet' Surface, será ainda possível tirar fotografias diretamente a partir do ecrã de bloqueio.

- Integração com o Bing - A pesquisa, disponível na barra lateral, terá uma integração com o Bing, o motor de busca da Microsoft, permitindo para além de encontrar ficheiros existentes no aparelho, também exibir resultados na Internet.

- Melhorias nas aplicações - O Windows 8.1 vai oferecer novas funcionalidades nas aplicações padrão, como o e-mail ou o leitor de Música.

- Todas as apps - O acesso à lista de todas as apps passa a fazer-se "empurrando" o ecrã inicial para cima.

- Mais funcionalidades - Passará a ser possível ter três aplicações a correr ao mesmo tempo no ecrã da nova interface gráfica (em ecrãs de alta resolução). O Internet Explorer será atualizado para a sua versão 11 e a integração do sistema com o SkyDrive será melhorada.

O Windows 8.1 é gratuito para quem já possui o Windows 8, sendo a atualização feita a partir do Windows Update. O preço na Europa para quem tiver versões anteriores ao Windows 8 ainda não está confirmado, mas nos Estados Unidos terá um custo de 120$ (na versão básica).

Exclusivos