Nova PlayStation4 chega ao mercado no Natal

A Sony apresentou esta noite a sua nova consola PlayStation 4, em Nova Iorque. Melhores gráficos, maior ligação às redes sociais e integração dos jogos online são duas das novidades. Outra é a inexistência de compatibilidade direta com as versões anteriores da PS. À venda no Natal.

Numa apresentação em que foram mostrados vídeos e 'demos' de jogos que pretendem exemplificar a capacidade gráfica da nova PlayStation, ficaram muitas perguntas por responder. Como vai ser a consola? (não foi mostrada qualquer imagem) Quanto vai custar? O sistema de destribuição de jogos através da 'nuvem' requererá uma assinatura ou é possível comprar título a título?

Estas serão as principais dúvidas que se mantêm após o evento "Veja o Futuro", que foi lançado pelo presidente executivo da Sony Computer Entertainment, Andrew House, que passou a palavra ao programador criador do sistema da PlayStation, Mark Cerny. Dave Perry, o fundador da rede de jogos pela Internet Gaikai, que foi recentemente comprada pela Sony, e diretores de estúdios de jogos também estiveram presentes.

Eis as principais novidades:

- Natal 2013 - esta a única (vaga) data anunciada pela Sony para o lançamento da PS4 numa apresentação à imprensa em que não foi mostrada qualquer imagem da consola em si nem preços.

- Anunciado acordo entre a Blizzard, empresa que há vários anos só cria jogos para PC, e a Sony para produção de conteúdos para a PS4, começando com Diablo III (que também será lançado para a PS3)

- O diretor da marca Final Fantasy, Shinji Hashimoto, anuncia que está a ser criado mais um capítulo do famoso 'franchise', que será apresentado na feira E3

- A PS4 suporta o sistema Move - o comando por movimentos criado para a PS3

- A consola tem capacidade para criar personagens animadas cada uma composta por 30 mil polígonos

- O jogo InFamous: Second Son (sequela de um dos títulos de maior sucesso da PS3) é um exclusivo PS4

- A consola não corre os jogos da PS3 ou anteriores. A Sony promete disponibilizar 'na nuvem' os jogos da PS3, PS2 e PS1

- O download dos jogos é realizado enquanto se joga, acabando-se assim com os tempos de descarregamento e instalação

- Jogos ficam em 'pause' assim que se desliga a consola

- Tempo de arranque do sistema reduzido

- Nova app para a PS4, tablets e PS Vita (a consola portátil da Sony) através da qual é possível partilhar clips de vídeo de 10 segundos do jogo com os amigos

- Novo sistema de deteção de movimento inclui uma câmara estereoscópica para seguir o movimento do controlador

- Novo controlador DualShock 4, que agora inclui um 'touchpad' e um botão para partilha na rede social.

- 8 gigabytes de memória interna

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG