Já pode explorar cidades distantes só com um smartphone e uma caixa de cartão

O dispositivo de realidade virtual da Google pode mesmo ser feita em casa, e agora é compatível com o Google Street View.

O Google Cardboard é, como o nome indica, uma caixinha de cartão onde encaixa um smartphone. Com ela, é possível entrar num mundo de realidade virtual para a qual são desenvolvidas cada vez mais aplicações. Agora, o Google Street View junta-se à lista, permitindo aos utilizadores do Cardboard ver o mundo sem sair do quarto.

O dispositivo, que custa 13 euros ou pode mesmo ser feito em casa, é uma caixa de cartão que se encosta aos olhos como outros dispositivos de realidade virtual, e foi considerado por alguns como a alternativa low-cost da Google ao Oculus Rift. Funciona com qualquer smartphone que encaixe no Cardboard.

Para explorar cidades e outros locais que estejam disponíveis no Street View, basta encaixar o smartphone no Cardboard, abrir a aplicação móvel do Google Maps, e depois escolher a opção "Look Around", como a própria Google explica num curto comunicado de terça-feira.

Existem já outras aplicações de realidade virtual que se ajustam ao Google Cardboard, como é o caso da aplicaçãoPaul McCartney, que permite ao utilizador experimentar, a 360 graus, como seria passar uma canção num concerto de Paul McCartney sentado mesmo ao lado do piano.