Selfies antigas de pessoas nuas em smartphones Android

Milhares de fotografias pessoais apagadas pelos proprietários, incluindo "selfies" de pessoas nuas, foram recuperadas em smartphones Android, revela um estudo publicado pela empresa de antivírus Avast que deteta uma falha no processo de reposição do sistema aos parâmetros de fábrica.

Ao adquirir 20 dispositivos em segunda mão no eBay, a empresa checa descobriu que a função "factory reset" dos smartphones Android, que supostamente restaura as configurações de fábrica e apaga todos os dados do aparelho, contém uma falha.

O estudo permitiu recuperar mais de 40 mil fotografias (incluindo 750 "selfies" de mulheres nuas e 250 de homens nus), e-mails, mensagens de texto e contactos, pois o sistema operativo só apaga as informações de uma forma superficial, noticia a BBC..

A companhia alertou os utilizadores que desejam vender os seus telemóveis que apagar os dados e fazer um restart ao aparelho "não é suficiente".

A Google, proprietária do sistema operativo que licencia gratuitamente, retorquiu que o estudo "parece ser baseado em versões e dispositivos [Android] antigos e que não reflete as medidas de segurança existentes nas versões atuais, usadas por 85% dos utilizadores."

Segundo a Google, o estudo engloba apenas as versões anteriores à Android 4.0.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...