Investigador cria 'caixa da invisibilidade'

Ser invisível já não é apenas produto da magia de Harry Potter. Um investigador da Nanyang Technological University, em Singapura, Baile Zhang, desenvolveu uma experiência que permite a elementos sólidos ficar invisíveis.

Veja aqui o vídeo da experiência de Baile Zhang nas conferências TED:

[yotube:u6doOvvFz9o]

Apresentada nas conferências TED2013, a experiência envolve uma pequena caixa de cristais de calcita, que funciona como uma espécie de espelho, refletindo a luz do objeto que se quer 'invisível'.

Zhang diz que a sua invenção surgiu "por brincadeira" e que "espera que o seu trabalho venha demonstrar que pequenas ferramentas podem, por vezes, cumprir grandes funções".

O investigador de 31 anos admitiu ainda que a sua pesquisa está numa fase muito embrionária e que a sua equipa está a trabalhar na construção de um modelo de maior escala: "Ainda existem muitas limitações para as quais não tenho respostas. Vai levar algum tempo até conseguir colocar a minha experiência num campo mais prático".

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.