Informáticos põem apps Apple a correr num Android

Correr no mesmo aparelho tanto apps da Android como da Apple (iOS) é possível graças a um novo software desenvolvido por informáticos norte-americanos. O Cider, como foi denominado, passa "uma rasteira" às apps iOS, levando-as a funcionar nativamente no ambiente Linux do Android, ou seja, como se estivessem no sistema operativo para aparelhos móveis da Apple.

A ideia spartiu de um grupo de seis alunos de pós-graduação da Universidade de Columbia, nos EUA, alegadamente fartos das limitações que os utilizadores dos smartphones e dos tablets são obrigados a aceitar. Com o Cider, é possível por a funcionar, num mesmo aparelho Android, tanto as apps para este sistema operativo como os programas desenhados para o iOS.

De acordo com um ensaio académico publicado pela equipa responsável, com o Cider é possível juntar o melhor dos dois mundos: aceder num Android aos conteúdos do iTunes, da Apple, e correr as apps daqui descarregadas lado a lado com programas que, por exemplo, necessitem de Flash, que não é suportado pelos aparelhos da marca da maçã.

A julgar pela descrição feita num vídeo publicado no YouTube que reproduzimos nesta página, o Cider parece ter tudo para se tornar um êxito, mas a equipa de jovens informáticos já fez saber, segundo a BBC, que o programa é apenas um protótipo e que não há quaisquer planos para o transformar num produto comercial.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".