FAO lança sistema global de monitorização de incêndios

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou hoje, com a colaboração da NASA, um sistema global gratuito de monitorização de incêndios. Actualizado em "tempo quase real", o serviço está disponível em três línguas através de um portal online e utiliza os satélites da NASA.

"A FAO lança um novo portal online de informação e vigilância em tempo real de incêndios, para ajudar os países a lutar eficazmente contra os fogos e proteger os seus activos e recursos naturais. O novo sistema mundial de gestão de informação sobre incêndios (GFIMS) detecta os pontos quentes na origem dos incêndios a partir dos dados dos satélites da NASA", indica um comunicado da organização.

"Desenvolvido em colaboração com a Universidade de Maryland, o GFIMS dispõe de uma interface de cartografia online para visualizar os pontos quentes em tempo quase real, ou seja, com uma diferença de cerca de duas horas e meia entre a passagem dos satélites e a inserção dos dados online", precisa a FAO.

"O GFIMS foi lançado numa época em que a incidência dos mega-incêndios se tende a acentuar", explica Pieter van Lierop, especialista florestal da FAO, responsável pelas actividades de monitorização de incêndios, citado no comunicado.

Os incêndios florestais que devastam a Rússia há duas semanas já fizeram pelo menos 54 mortos e dizimaram aldeias inteiras, queimando centenas de milhar de hectares de florestas e plantações. A 06 de Agosto, devido ao calor e aos incêndios, a Rússia - o terceiro maior produtor de trigo do mundo - decretou a proibição das exportações deste cereal entre 15 de Agosto e 31 de Dezembro, para "evitar que os preços domésticos subam", segundo o primeiro-ministro Vladimir Putin. O novo serviço da FAO pode, assim "ajudar os responsáveis florestais e bombeiros, e os organismos encarregados da vigilância dos recursos agrícolas e naturais" a dominar a situação e restabelecer a normalidade nos mercados de produtos alimentares.

O serviço, criado com fundos da NASA, é gratuito e está disponível em três línguas: inglês, francês e espanhol. Albergado pelo departamento de gestão de recursos naturais e de ambiente da FAO, o GFIMS fornece alertas por e-mail, permite o download de ficheiros com informação sobre os incêndios e o acesso a um mapa com a localização dos fogos detectados.

LINKS

Portal do GFIMS (em inglês)
Página com mapa global dos incêndios em curso

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG